A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participa até este sábado, 10 de agosto, da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que está sendo realizado no Espírito Santo. O encontro tem como temas principais a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate sobre a segurança pública, mas também discute pautas da área social nos grupos de trabalho.
“Santa Catarina está presente no Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento Social para o debate pautas importantes para a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e também no Grupo de Trabalho de Políticas para Mulheres. Neste evento também já estamos alinhando nossa coordenação para a reunião do Cosud no mês de novembro, em Florianópolis”, disse a secretária adjunta da SAS, Luciane dos Passos.
O Cosud foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos e impulsionar ações socioeconômicas e ambientais nas áreas de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão estão entre os temas discutidos. Participam os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
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Jornalista Luciane Lemos.Foto: Simone Machado
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Já estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM/SC), que acontece no dia 26 de agosto, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O evento vai reunir toda a rede que compõe o Sistema de Garantia de Direitos.
Participam representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público, Defensoria Pública, organizações da sociedade civil, gestores municipais e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do e Adolescente (Cedca), além dos demais interessados no tema.
O Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), criado em 2003, consiste em uma política de proteção à vida de crianças e adolescentes em ameaça iminente de morte, bem como seus familiares, utilizando-se de metodologia desenvolvida no intuito de prevenir a letalidade infanto-juvenil em todo o Brasil, por meio da proteção integral e inserção segura na sociedade em novo território.
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, explica que para ingressar no Programa, uma vez constatada a situação de ameaça de morte e realizada a avaliação pela equipe do PPCAAM, é preciso que os protegidos e suas famílias demonstrem interesse, concordando com as regras de proteção estabelecidas para todos os casos. “O Estado de Santa Catarina está comprometido com a proteção e preservação da vida dessas crianças e adolescentes e de suas famílias e o seminário será uma ótima oportunidade de discutir as ações do programa com toda a Rede do Sistema de Garantia de Direitos”, disse.
Atualmente o programa está presente em 18 Unidades Federativas, entre elas Santa Catarina, que fez a adesão em 2022. Em relação aos resultados alcançados, desde a sua implantação, em 2003 até dezembro de 2022, o PPCAAM incluiu e protegeu 5.173 crianças e adolescentes e 8.444 familiares, totalizando 13.617 pessoas.
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). Arte: Gabriela Nicolini Ascom SAS
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Graças a uma força-tarefa dos servidores da Secretaria de Estado da Assistencia Social, Mulher e Família, a segunda parcela do Cofinanciamento Estadual da Assistência Social 2024, que seria paga até setembro, vai estar disponível na conta dos municípios já nos próximos dias. Ao todo, o Governo de Santa Catarina vai repassar R$60 milhões aos municípios. A distribuição é feita conforme porte e serviços executados.
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destaca todo o esforço da equipe para antecipar o pagamento de ais uma parcela. Ela destaca que o valor é fundamental para a execução da Política da Assistência Social. “Sabemos que esse dinheiro possibilita o atendimento da população nos equipamentos da Assistência Social e por isso, trabalhamos incansavelmente para que ele seja pago o quanto antes. Assim como aconteceu com a primeira parcela, conseguimos antecipar também a segunda”, disse.
O Governo do Estado realiza o cálculo para o pagamento com base nos dados repassados pelos municípios na habilitação. Desde o ano passado Santa Catarina adota um modelo pioneiro em todo o país, que é feito através dos pisos de acordo com o porte e os serviços ofertados em cada cidade.
O valor de R$ 60 milhões é distribuído para várias áreas, entre elas a Proteção Social Básica, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Benefícios Eventuais e Incentivo à Gestão.
Conforme pactuado na plenária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) os pagamentos serão feitos aos municípios em três parcelas e a data da última parcela deve ser divulgado em breve.
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Os 130 municípios habilitados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Santa Catarina iniciaram as compras nesta quinta-feira (1º de agosto) e a partir de agora os alimentos já começam a ser entregues por todo o estado. Ao todo o edital prevê R$ 10 milhões em compras da agricultura familiar para Santa Catarina. O recurso deve ser utilizado até o final do ano.
O edital do PAA em Santa Catarina prevê a possibilidade compra de 162 produtos. Entre os itens estão desde frutas e verduras, panificados, peixes, mel, entre outros. Cada agricultor pode vender até R$ 15 mil pelo programa e precisa fazer a entrega diretamente nos equipamentos cadastrados pelas prefeituras.
O município de Itajaí, foi o primeiro a iniciar as compras e com os itens adquiridos realizou no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) uma atividade com os usuários voltada à educação alimentar e nutricional. A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Assistência Social. A cidade foi contemplada com R$ 259.578,13.
Ao todo são 414 unidades que vão receber os alimentos do PAA, entre elas, equipamentos da rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricinal, unidades da rede de ensino e de saúde pública ou filantrópica, além de entidades inscritas nos conselhos de Assistência Social.
Segundo a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, esses itens vão beneficiar pessoas em insegurança alimentar e nutricional ou com algum risco social que são atendidas pela rede socioassistencial. “Santa Catarina já é o estado com a menor taxa de insegurança alimentar do Brasil, mas estamos buscando cada vez mais, garantir uma alimentação digna, adequada e saudável a todos os catarinenses”, disse.
Ao todo foram 1267 agricultores inscritos e 414 unidades recebedoras. Além dos já cadastrados, outros agricultores, inclusive das cidades que não se habilitaram ao PAA, ainda podem solicitar a habilitação na proposta e passar a vender para todo o estado pelo programa.
No edital passado o número havia sido de 293 agricultores e para este edital a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, fez uma verdadeira força-tarefa que garantiu um salto bastante significativo. A secretária da SAS destaca também a parceria da Epagri que auxiliou na divulgação do programa e agora também ajuda no cadastro dos agricultores.
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Com investimento de mais de R$ 875 mil, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, entregou na tarde desta quarta-feira, 17, a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Morro da Fumaça, na região Sul.
A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, ressalta que a nova sede vai garantir melhores condições para a prestação desse serviço tão importante que é voltado às pessoas que foram vítimas de violência. “Essa construção vai trazer ainda mais qualidade no atendimento. Além da obra, precisamos ressaltar a importância do difícil trabalho desenvolvido pela Assistência Social que muitas vezes precisa resgatar a dignidade e autoestima dessa pessoa que teve seus direitos violados”, disse.
Morro da Fumaça já contava com o serviço, mas até então os atendimentos eram feitos em um imóvel alugado pelo município. Atualmente o Creas atende cerca de 100 famílias por mês e a sede própria vai garantir um acolhimento mais humanizado e com mais qualidade, recebendo pessoas que estão sofrendo fisicamente e psicologicamente e dando um acompanhamento mais adequado.
De acordo com a secretária de Saúde e Desenvolvimento Social de Morro da Fumaça, Lucelane Luciano Antunes, a obra é muito importante para o município de pouco mais de 18 mil habitantes. “Nossa equipe de atendimento especializado vai poder atender as famílias com mais qualidade, com um espaço mais amplo e mais adequado”, disse.
Diferentes dos Cras, que trabalham a prevenção, os Creas atendem pessoas que já tiveram os seus direitos violados nos mais diferentes aspectos e estão em situação de vulnerabilidade em virtude dessa violência.
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