
Santa Catarina participa da Conferência Nacional Dos Direitos da Pessoa Idosa com 32 representantes Santa Catarina está sendo representada por 32 delegados da sociedade civil e governamentais na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece até a sexta-feira, 19, em Brasília. O evento é uma instância de debate, formulação e avaliação sobre temas específicos e de interesse público para pessoa idosa.
“Trouxemos as propostas elaboradas pelos municípios na nossa Conferência Estadual relacionadas com o bem-estar da população idosa de Santa Catarina. É um momento de muita troca de experiência e oportunidades para falar do nosso estado, levando sempre em consideração a diversidade cultural a diversidade geográfica”, lembra a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Sabrina Mores.
Na Conferência Nacional o tema principal é o "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". Serão tratados cinco eixos: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
A etapa nacional ocorre depois da estadual, que aconteceu em setembro, em Florianópolis. Na ocasião, a secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, anunciou a construção de 11 Centros de Atendimento à Pessoa Idosa (Capi) com um investimento de quase R$80 milhões do Governo do Estado. Os Capi vão contar com piscina para hidroterapia e uma estrutura com mais de 1.000 metros quadrados e espaço para diversas oficinas e convivência e principalmente ações preventivas.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Divulgação/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0906 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Desenvolvimento:
| Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito