
Desde que a crise política se acentuou na Venezuela nos último anos, muitos venezuelanos procuraram Santa Catarina para viver. Hoje são mais de 70 mil que escolheram o estado como casa e a escolha de deve a uma série de fatores como economia diversificada, oportunidades de emprego e qualidade de vida.
Conforme dados da Secretaria de Estado da Assistencia Social, Mulher e Família, hoje os venezuelanos são a maioria dos imigrantes em Santa Catarina, seguidos por argentinos e haitianos. A maior concentração deles está no Oeste, em cidades como Chapecó, e também no Litoral, na capital Florianópolis, além de municípios do Norte, como Joinville.
A diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores, explica que a partir do momento que chegam a Santa Catarina eles recebem todo o atendimento como qualquer catarinense. “O atendimento é feito em toda a rede socioassistencial, em equipamentos como Cras e Creas. Além disso a Secretaria de Estado da Assistencia Social também faz articulação com a Polícia Federal para documentação, quano necessário, e outras ações em parceria com entidades como OIM Migrações, Círculos de Hospitalidade, Pastoral do Migrante e Federação das Indústrias de Santa Catarina, que auxiliam na elaboração de currículos, encaminhamento para cursos, vagas de trabalho, entre outras necessidades”, explica.
Um dado que chama a atenção é que grande maioria dos venezuelanos chega ao estado em idade produtiva, tendo entre 25 a 40 anos, e por isso se concentra em regiões com muitas indústrias e vagas de trabalho. “Outra informação interessante é que a maioria tem Ensino Médio completo (55%) e uma parte inclusive formação superior (12%), o que acaba sendo um fator importante para a rápida inserção no mercado de trabalho”, comenta Sabrina.
Dados divulgados pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, apontam os trabalhadores com origem na Venezuela lideram a participação entre os estrangeiros contratados ao longo de 2024 em Santa Catarina. Os venezuelanos representaram 74,7% do saldo das contratações, com 14.135 novos funcionários empregados entre janeiro e dezembro do ano passado, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). Foto:Roberto Zacarias/SecomGOVSC
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

