Santa Catarina contará com onze artesãos individuais e mais dois profissionais que representam entidades no 12º Salão do Artesanato, em Brasília. O evento será realizado entre os dias 8 e 12 de maio, no Brasil Shopping, no Distrito Federal.
O nome dos selecionados pode ser conferido no site www.sst.sc.gov.br por meio do link http://www.sst.sc.gov.br/index.php/trabalho-e-renda/carteira-nacional-do-artesanato
De acordo com a Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa De Caro, os selecionados participam de um grupo pré-selecionado por edital, que vai apresentar o potencial do artesão catarinense no evento. Segundo ela, a Diretoria do Trabalho, Emprego e Renda (DITE) promove esta ação com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
A Coordenadora Estadual do Artesanato de Santa Catarina, Diretora do Trabalho, Emprego e Renda, Luciana Negreiros, afirma que entre os assuntos analisados para a escolha foi avaliado a referência à cultura popular, criatividade, inovação, consciência ambiental. Luciana relata que os artesãos terão um espaço de 70 metros quadrados para a divulgação dos seus produtos. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), ficará responsável pelo transporte das peças até Brasília.
Na bagagem, os artesãos levarão além de muito conhecimento na área, a qualidade de muitas peças produzidas em madeira, desenvolvidas em tecidos sustentáveis, cerâmicas, vidro, crochês e até produtos eco eficientes. Bolsas, semijóias, chaveiros, vasos em cerâmicas, obras sacras em vidros, boinas e cachecóis em crochê são alguns dos produtos comercializados.
Mais informações à imprensa:
Kênia Pacheco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST
Foto: Divulgação do portal do Artesanato Brasileiro
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Site: www.sst.sc.gov.br
A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) promoverá por meio da Diretoria de Assistência Social do Estado (DIAS), o II Seminário Estadual Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS. O evento ocorre nos dias 15 e 16 de maio, no salão nobre da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, na cidade de Chapecó.
As inscrições podem ser efetuadas no site da Secretaria, pelo endereço www.sst.sc.gov.br, no link http://encurtador.com.br/uxJU8 até o dia 09 de maio. A ação executada pela Gerência de Gestão do Trabalho (GETSU) e Núcleo de Educação Permanente do SUAS (NUEP/SUAS/SC) vai ofertar 300 vagas, distribuídas aos municípios que fazem parte das regiões Grande Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.
Conforme informações da Diretora da DIAS, Sandra Coimbra, podem participar gestores e trabalhadores do SUAS, preferencialmente efetivos e Conselheiros da Política de Assistência Social (municipal e estadual). “A proposta é ampliar conhecimentos sobre a importância da gestão do trabalho e da educação permanente do SUAS, com abordagens de temas que são relevantes para o aprimoramento profissional, qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais além da implementação da Política de Assistência Social”, explica a gestora.
Sandra explica que as temáticas favorecerão a discussão de pontos essenciais à valorização do trabalhador e do trabalho que exercem no SUAS, a educação permanente, a implantação e a implementação dos Núcleos de Educação Permanente do SUAS. “Esta capacitação faz parte do Plano Estadual de Educação Permanente do SUAS/SC-PEEP/SUAS/SC, planejado pela Gerência de Gestão do Trabalho em parceria com o Núcleo Estadual de Educação Permanente - NUEP SUAS SC. São demandas trazidas pelos municípios e atendem a Resolução Nº 04 de 13 de março de 2013- Política Nacional de Educação Permanente do SUAS- PNEP/SUAS”, resumiu ela.
Para os trabalhadores das demais regiões catarinenses, serão divulgados em datas posteriormente anunciadas, os demais Seminários da Gestão do Trabalho.
Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Gestão do Trabalho do SUAS – GETSU pelo telefone (48) 36640759 – com Jadna, Lúcia ou Regina, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PROGRAMAÇÃO
Data: 15/05/2019 – QUARTA-FEIRA
8h:00min - Credenciamento
09h:00min – Momento Cultural
09h:30min - ABERTURA
Mesa 1: GESTÃO DO TRABALHO NO ÂMBITO DO SUAS - 10h:00min as 12h:00min
Temática 1- ESTRUTURAS, DESAFIOS E DIRETRIZES DA GESTÃO DO TRABALHO NO SUAS
Palestrante: Stela da Silva Ferreira– Bacharel em Ciências Sociais pela USP, Mestre e doutora em Serviço Social pela PUC São Paulo. Consultora credenciada ao PNUD e à UNESCO especialista em educação permanente.
Temática 3- GESTÃO DO TRABALHO E A INTERFACE COM AS PROTEÇÕES SOCIAIS E VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL
Palestrante: Paulo Eugênio Clemente Júnior – Técnico da Vigilância Socioassistencial do Ministério da Cidadania.
Intervalo Almoço: 12h:00min às 13h:30min
Dinâmica laboral – 13h:30min às 14h:00min
Debate – Mesa 1 - 14h:00min às 15h:00min
Mediador(a): Charles Andrade Medeiros – Psicólogo – Coordenador da Vigilância Socioassistencial do município de Lages – Membro do NUMEP – Núcleo Municipal de Educação Permanente do SUAS - Mestrando em Ambiente e Saúde pela UNIPLAC.
Mesa 2 - A ÉTICA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - 15h:00min às 17h:30min
Temática 1 – PRINCÍPIOS ÉTICOS NO SUAS E O PRONTUÁRIO COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DO TRABALHO.
Palestrante: Maria Izabel Amorim - Psicóloga – Mestre em Educação, Coordenadora do CREAS do Município de Tubarão, atuou como Consultora e Coordenadora Geral da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do MDS .
Temática 2 -DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E INTERSETORIALIDADE NA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Palestrante: a definir
Mediador(a): FrancieliCampagnaroRigon- Assistente Social de Nova Itaberaba e Coordenadora do Colegiado de Gestores e Técnicos do SUAS.
Debate- Mesa 2
17h:30min – Encerramento
Data: 16/05/2019 – QUINTA-FEIRA
08h:00min – Momento Cultural
Mesa 3: EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUAS - 09h:00min às 12h:00min
Temática 1- A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palestrante: Maria Izabel Amorim - Psicóloga – Mestre em Educação, Coordenadora do CREAS do Município de Tubarão, atuou como Consultora e Coordenadora Geral da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do MDS .
Temática 2 – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUAS EM AMBITO ESTADUAL :INSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO
Palestrante: Lucia Helena Rensi – Assistente Social – Técnicada Gestão do Trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST, Secretária Executiva do NUEP SUAS SC
Mediador (a): Jadna Mendes - Psicóloga- Gerente da Gestão do Trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST , Coordenadora do NUEP SUAS SC
Mesa 3 – Debate
12h:00min às 13h:30min– Intervalo de Almoço
Dinâmica laboral – 13h:30min às 14h:30min
14h:30min às 17h:30min
Temática 3- GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUAS EM SC - PERFIL
Palestrante: à definir
Temática 4 - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: Experiências e Práticas
Relato Núcleo Municipal de Lages
Palestrante: Charles Andrade Medeiros – Psicólogo – Coordenador da Vigilância Socioassistencial do município de Lages – Membro do NUMEP – Núcleo Municipal de Educação Permanente do SUAS - Mestrando em Ambiente e Saúde pela UNIPLAC.
Mediadora: MarleteBruschiWeschenfelder – Assistente Social da AMOSC.
Debate – Mesa 4
17h:30min - Encerramento
A política do imigrante de Santa Catarina passará por mudanças após o segundo semestre de 2019. O foco da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), é ampliar o atendimento aos que chegam ao Estado, por meio dos municípios, dentro dos serviços disponibilizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
Para a Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação Maria Elisa De Caro, este projeto que está em fase de produção, é uma forma de expandir o serviço, sendo que atualmente, somente em Florianópolis este apoio é oferecido por meio do Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (CRAI) de Santa Catarina. “Nas outras cidades, são os serviços de CRAS e CREAS que abrem as portas aos imigrantes e refugiados que estão chegando por lá. São nestes equipamentos que eles recebem as primeiras orientações, atendimento psicológico e tudo mais”, explica a secretária.
Segundo ela, a meta é ampliar o suporte disponibilizado a eles por meio destes equipamentos da assistência social. “Já estamos focados na produção do Capacita SUAS que vai abordar a qualificação dos profissionais, para que todos saibam qual a melhor forma de atender estas pessoas no momento em que mais precisam”, disse Maria Elisa.
A informação foi repassada pela Secretária ao Arcebispo Metropolitano Dom Wilson Tadeu Jonck, responsável pela Ação Social Arquidiocesana (ASA) que atua na manutenção do CRAI, em Florianópolis.
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Kênia Pacheco
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Quase 950 vagas de emprego estão disponíveis em Santa Catarina pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). As vagas podem ser encontradas nos 22 postos de execução direta em Santa Catarina. Entre as oportunidades disponíveis estão vagas de auxiliar administrativo, marceneiro, motorista, cuidador de idosos, cozinheiro, pedreiro.
Araranguá (27), Araranguá – PcD (2); Balneário de Camboriú (25); Blumenau (101), Blumenau – PcD (35); Caçador (13); Chapecó (219) – PcD (2); Concórdia (177), - Pcd (1); Criciúma (42) – PcD (3); Curitibanos (3); Florianópolis (22), Florianópolis – PcD (31); Itajaí (33), Itajaí – PcD (17); Ituporanga (03); Joaçaba (42);- PcD (2) Joinville (138) – PcD (13); Lages (16); Lages – PcD (01); Laguna (10); Mafra (36) – PcD (3); Rio do Sul (21); São José (1); São Miguel do Oeste (405) - PcD (5); Taió (1); Timbó (6); Timbo 6 e Tubarão (138).
As vagas ciatadas com PcD são desinadas a pessoas com definîdas com a sigla PcD;
Para ter acesso às vagas de emprego é preciso ir pessoalmente até a unidade do Sine mais próxima com RG e carteira de trabalho: http://www.sst.sc.gov.br/index.php/trabalho-e-renda/postos-sine . Entre os serviços oferecidos para a população no Sine estão as vagas de emprego e o encaminhamento para o seguro-desemprego. O serviço é do governo federal com a contrapartida do governo do Estado. Em Santa Catarina o Sine é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
O material e o conteúdo utilizados para a formação de profissionais ligados a conselhos tutelares e de direito no Estado de Santa Catarina será produzido e organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), para os trabalhos executados pela Escola de Conselhos.
De acordo com a Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Maria Elisa De Caro, a parceria firmada com a universidade em reunião com o Reitor Marcus Tomasi fortalece o projeto da Escola de Conselhos. O convênio também irá envolver professores da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e da Universidade Federal Fronteira Sul que integram o núcleo gestor da escola.
Para a coordenadora Geral do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Elaine Paes e Lima, a Escola de Conselhos em funcionamento será uma maneira real de responder as necessidades da sociedade e do sistema de Justiça.
A Secretária Maria Elisa celebra o envolvimento direto com as universidades. “A participação das universidades neste processo é fundamental porque congrega as potencialidades nas mais diferentes áreas de conhecimento e respondem ao importante papel social assumido em suas funções básicas como ensino, pesquisa e extensão. A escola será um case de sucesso, onde valorizamos o serviço público com a garantia de qualidade”, resume ela.
O público alvo das formações proporcionadas pelo Núcleo de Formação Continuada é composto pela área não governamental e governamental que compõem o Sistema de Garantias dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, bem como crianças, adolescentes e seus familiares.
Conforme informações da Diretora de Direitos Humanos, Karina Euzébio, a proposta intitulada "Formação Inicial e Continuada para Conselheiros de Direitos e Tutelares do Estado de Santa Catarina" visa atingir um total de 1.575 conselheiros, 885 Conselheiros dos Direitos e 690 Conselheiros Tutelares, dos 295 municípios catarinenses.
Segundo ela, a formação será desenvolvida de forma descentralizada e semi-presencial e organizada como uma ação interinstitucional entre as três universidades públicas que compõe o núcleo gestor. “Para o desenvolvimento da primeira etapa estão previstas a produção dos materiais como a elaboração de materiais didático pedagógicos (três cadernos pedagógicos e duas brochuras orientadoras e o site da escola). Em reunião do núcleo gestor foi aprovado que a elaboração dos materiais precisam ser executados por profissionais de reconhecida atuação e/ou conhecimento na área. Por isso, as universidades seriam o local de concentração do desenvolvimento dessa ação em função da capacidade técnica e científica”, explica.
As ações da Escola de Conselhos são gestadas por um Núcleo Gestor interinstitucional composto pelas seguintes instituições: ● Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina – CEDCA/SC; ● Governo de Estado de Santa Catarina na sua representação - Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST; ● Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; ● Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; ● Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; ● Associação Catarinense de Conselheiros(as) Tutelares de Santa Catarina – ACCT; ● Fórum de Defesa e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fórum DCA/SC.
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Fotos: Luiz Eduardo Schmitt/ Secom UDESC
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