Os representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) realizaram capacitações nos municípios de Joaçaba e Caçador. O objetivo é orientar sobre a importância do Conselho Municipal na efetivação da política pública para a pessoa com deficiência.
Durante a orientação foram tratados temas como acessibilidade, inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e o capacitismo. Para falar sobre estes assuntos representaram o Conede/SC o vice-presidente, Jairton Fabeni Domingos, e o secretário executivo, Alexandre Belino.
Uma das funções do Conede/ SC é acompanhar os conselhos municipais e fortalecer e incentivar a implantação de novos conselhos no estado por meio da participação da sociedade civil nas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
“Todo esse trabalho é fundamental para aprimorar as políticas públicas da pessoa com deficiência em Santa Catarina e fortalecer os conselhos municipais”, explica Alexandre Belino.
O conselho
O Conede/SC é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). É um órgão colegiado, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com a finalidade de promover no Estado políticas públicas que assegurem assistência, prevenção e atendimento especializado às pessoas com deficiência, que contribuam para a não discriminação e garantam o direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do Estado.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos.Foto: Divulgação Conede/SC
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.