O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, inaugurou nesta segunda-feira, 20, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Herval d’ Oeste. A obra teve investimento de R$ 327 mil do Governo do Estado (construção do espaço e mobília) e foi viabilizada em área cedida pela prefeitura. A gestão do equipamento será de responsabilidade da Assistência Social do município.
O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir ocorrências de situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou privação (ausência de renda ou fragilização de vínculos afetivos ou relacionados a discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras).
O principal serviço ofertado é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
“Diante da importância dos Cras e Creas na consolidação do Sistema Único de Assistência Social, o Governo do Estado construirá 117 equipamentos sociais. O investimento de R$ 34 milhões está garantido pelo programa Pacto por Santa Catarina”, ressaltou o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff, que participou da solenidade.
O secretário executivo da ADR Joaçaba, Ricardo Grando, e o prefeito de Herval d’ Oeste, Nelson Guindani, destacaram a importância da obra, que amplia o acesso aos serviços públicos de assistência social.
Também participaram do ato: a gerente de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas da ADR Joaçaba, Joviane Colombelli; a secretária de Assistência Social de Herval d’ Oeste, Quênia Brinckmann; a coordenadora do Cras de Herval d’ Oeste, Roseli da Silva; além de vereadores, secretários municipais, gerentes regionais e a população em geral.
Saiba mais - A estrutura já existente era de 358 Cras e 88 Creas. Enquanto o Cras faz um trabalho de prevenção dentro de cada município a situações de fragilização, o Creas funciona como uma unidade regional que oferece um tratamento para pessoas que já enfrentam problemas. São pessoas e/ou famílias cujos direitos foram ameaçados ou violados em situação de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual, abandono, rompimento ou afastamento do convívio familiar.
Das 117 novas unidades que estão sendo incorporadas à rede, 89 são Cras (sendo que 16 já foram entregues, 42 estão em obras e 31 serão licitados nas próximas semanas) e 28 são Creas (cinco já foram entregues, 12 estão em obras e 11 aguardam licitação).
Texto e fotos: Mayelle Hall/ADR de Joaçaba