Com objetivo de conscientizar a população, em Santa Catarina 24 de setembro é o “Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”, insituído através do Decreto Lei 3.644/01.
Na política de Assistência Social, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) buscam prevenir, dentre outras, as situações de violência que possam ser praticadas contra crianças e adolescentes. E os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) são responsáveis por atender e acompanhar as situações de violências contra esse público.
Segundo o Diretor de Assistência Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Alexandre Sampaio, “É de fundamental importância o trabalho do conjunto dos Cras e Creas do Estado para garantir a devida proteção às crianças e adolescentes, o trabalho dos profissionais destes espaços é muito sério e faz diferença na vida deste público. Nosso papel é ampliar e fortalecer a rede atendimento às crianças e aos adolescentes”.
Conforme dados do sistema de Registro Mensal de Atendimento dos Creas, no Estado de Santa Catarina, durante o ano de 2018, foram atendidos 3.515 casos de violência intrafamiliar, 2.822 casos de negligência e/ou abandono, 1.806 casos de abuso sexual e 79 casos de exploração sexual. A Macrorregião Socioassistencial da Foz do Rio Itajaí* é a que mais concentra registros de atendimentos, seguida pela Macrorregião Socioassistencial da Grande Florianópolis**.
Informações adicionais à imprensa:
Secretaria de Desenvolvimento Social
Assessoria de Comunicação
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fones: (48) 3664-0753 / 3664-0916 / (48)98843-3496
https://www.facebook.com/sdegovsc
* Macrorregião Socioassistencial da Foz do Rio Itajaí: Formada por Araquari, Balneário Camboriú, Barra Velha, Camboriú, Garuva, Gaspar, Guaramirim, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, Navegantes, Penha, Porto Belo, São Francisco do Sul, Schoeder.
**Macrorregião Socioassistencial da Grande Florianópolis: Formada por Biguaçu, Florianópolis, Garopaba, palhoça, santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, São José e Tijucas.