A população de Laguna, litoral sul de Santa Catarina, será atendida em nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O novo espaço foi entregue nesta quinta-feira (22) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS). O investimento foi de R$ 500 mil.
“Essa nova unidade do Creas é muito importante porque vai contribuir para reforçar o atendimento à população em vulnerabilidade social para a população, exalta a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Larissa Crepaldi Dias Barreira.
O CREAS é uma unidade públicada política de Assistência Social que atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social ou que tiveram seus direitos violados. Em Laguna atende também adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e tem uma equipe para atender pessoas em situação de rua.
“A obra tão aguardada pelos munícipes enfim fará parte da estrutura da assistência social. Proporcionando acolhimento com dignidade e um futuro a todos que necessitarem de um apoio. Agradecemos ao Governo do Estado pela sensibilidade com esta justa causa”, disse o prefeito de Laguna, Samir Azmi Ibrahim Muhammad Ahmad.
O espaço conta com uma sala lúdica, uma para atendimento individual ou familiar, outra para atendimento psicossocial e ainda um espaço para atendimento do programa de Medidas Socioeducativas e Liberdade Assistida. A unidade ainda conta com auditório, sala de coordenação, cozinha e banheiros adaptados. Atenderão no espaço a coordenadora, uma assistente social, uma psicóloga e uma equipe de apoio.
“Ter uma sede própria e dar condições de trabalho para as técnicas e funcionários do CREAS é de suma importância. Dessa forma o atendimento às famílias pode ser realizado com mais atenção e respeito”, lembra a secretária de assistência social e Habitação de Laguna, Adriana do Carmo. Ela disse ainda que “a nova sede terá sala de atendimento específica para crianças com materiais lúdicos para facilitar o atendimento; sala para atendimento familiar e individual e sala de grupos, tudo com acessibilidade”.