O presente de Natal para os cidadãos da cidade de Guaramirim chegou mais cedo. Isso porque o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), entrega nesta sexta-feira, 23 de dezembro, a Unidade Pública de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes de Guaramirim, no norte do Estado. O valor investido foi de R$ 1.700.000,00.
"Hoje é um dia importante para Guaramirim e todos os municípios que serão atendidos pela nova estrutura do abrigo. Foram muitos anos de espera e, felizmente, hoje conseguimos terminar essa obra. São cerca de 500m² de área construída e um investimento superior de R$ 1,5 milhão que trará mais qualidade no atendimento as crianças e adolescentes com direitos violados.", apontou a secretária adjunta do Desenvolvimento Social, Rúbia Alice Tamanini Duarte.
O Abrigo Institucional é uma modalidade de serviço de acolhimento ofertado pela política de assistência social para atendimento decrianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. No município de Guaramirim, o abrigo terá cerca de 730m², com cinco dormitórios, sala de atendimento, coordenação, depósito, sala multimídia, parquinho, lavanderia, vestiários e outras áreas para atender com conforto e segurança vinte acolhidos.
“Primeiro porque o Lar da Criança com a parceria do Governo do Estado não é uma obra comum. É inédita no estado de SC. E Guaramirim se sente honrada por estar sendo a casa desse lar da criança. Mas eu quero lembrar que aqui ainda atendemos mais dois municípios: Schoroeder e Massaranduba. Não é só o município de Guaramirim e sim a região norte, a região do Vale que está sendo atendida pelo Governo do Estado. E o principal é trazer acolhimento para essas crianças que estão num momento de vulnerabilidade, que estão num momento de fragilidade, que estão passando talvez a sua maior tristeza e angústia como pessoa, como ser humano. E eu tenho certeza, e eu sei do trabalho que eles realizam no Lar da Criança, que esse novo ambiente, esse novo lar, essa nova estrutura, vai trazer mais aconchego e, com certeza, acalentar ainda mais o coração de cada um deles ”, disse o prefeito de Guaramirim, Luiz Antonio Chiodini.
O serviço prestado em unidade inserida na comunidade deve possuir características residenciais. Ou seja, ser um ambiente acolhedor e com estrutura física adequada para atender às necessidades dos usuários. Dessa forma, a unidade de Guaramirim cumpre com os requisitos previstos nos regulamentos para a oferta do serviço de acolhimento, promovendo condições de acessibilidade, higiene, salubridade, segurança e privacidade.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, NeuciDelai, avaliou a importância do Abrigo Institucional. "É com alegria e muita gratidão que Guaramirim recebe este novo espaço para o SAICA, do governo estadual.Garantindo assim mais segurança e conforto as crianças e adolescentes dos municípios de Guaramirim, Massaranduba e Schoroeder. É de suma importância este equipamento, para assim protegermos crianças e adolescentes em vulnerabilidade”, completaNeuci.