WhatsApp Image 2023 04 26 at 14.36.22

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Assistência Social, Mulher e Família e Comunicação, e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) firmaram em reunião nesta quarta-feira, 26, uma parceria para promover em agosto, o 1° Feirão de Aprendizagem. O intuito é aproximar as empresas das organizações que capacitam o jovem aprendiz.

De acordo com dados da Auditoria Fiscal do Trabalho, em março deste ano aproximadamente 20.169 empresas catarinenses estavam obrigadas por lei a terem aprendizes em seu quadro funcional, disponibilizando 56.818 vagas. Porém, apenas 32.413 dessas vagas foram preenchidas, o que representa um percentual de 57%.

Participaram da reunião, o desembargador do TRT, Narbal Fileti, as juízas do trabalho, Zelaide de Souza Philippi e Maria Beatriz Gubert, gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, o secretário de Estado da Comunicação João Evaristo Debiasi e a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten.

No encontro, a secretária da Assistência Social destacou a importância da união de esforços para o combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem em Santa Catarina. “Vejo que muitas vezes as iniciativas são isoladas e acredito que o caminho é mesmo esse trabalho conjunto entre Poder Legislativo, Executivo e Judiciário e as entidades que atuam com aprendizagem”, disse Alice.

Hoje, Santa Catarina é o sexto no ranking dos estados com o maior número de cotas para jovem aprendiz e a intenção da parceria é fazer um grande evento para garantir que empresas se conectem com jovens e que isso possa aumentar o índice de preenchimento dessas vagas.

O desembargador também ressaltou a intenção de firmar parcerias para eventos e atividades conjuntas em outras datas, além da Semana de Aprendizagem, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, e o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho. “Nós do TRT, ficamos muito felizes com essa parceria que será tão importante”, afirmou Narbal.

Texto: Helena Marquardt 

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito