A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família integra, junto com vários órgãos públicos estaduais, o projeto Estação Inverno Santa Catarina, que vai de 1º de junho a 30 de setembro, com o objetivo de fortalecer o calendário turístico e também cuidar das pessoas nesse período de baixas temperaturas.
Em boa parte do território são necessárias medidas para proteger especialmente as pessoas mais vulneráveis ao frio. A Secretaria fará a capacitação dos municípios catarinenses para ações de atendimento à população no inverno.
De acordo com a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, o inverno em Santa Catarina oferece inúmeras opções para encantar os turistas, mas é preciso olhar também para as pessoas que vivem no estado e podem sofrer com o frio. “Faremos uma verdadeira força-tarefa com os municípios para que pessoas em situação de vulnerabilidade social estejam protegidas nos dias mais frios”, diz.
O intuito da capacitação será organizar a estrutura dos serviços socioassistenciais durante a estação de baixas temperaturas como, por exemplo, necessidade do serviço de abordagem social e da abertura de abrigos emergenciais para pessoas em situação de rua em alguns municípios. Orientações sobre benefícios eventuais, como o auxílio lenha, também serão alvo da campanha. Outra proposta é intensificar a divulgação de informações de utilidade pública por meio das redes sociais.
Texto: Luciane Lemos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908