Indígena-4.jpg

 

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin) promovem no dia 12 de julho a 2° Web Conferência dos Povos Indígenas de Santa Catarina. O tema será “ Povos Indígenas de Santa Catarina: Conhecer, Refletir e Sensibilizar”.

Em Santa Catarina vivem mais de 16 mil indígenas das etnias Guarani, Kaingang e Laklãnõ Xokleng e o intuito é levar informação para toda a sociedade para promover o respeito a todas as culturas e igualdade de direitos. “Com essa webconferência queremos informar e sensibilizar os servidores públicos e a população sobre a cultura dos três povos indígenas do estado de Santa Catarina, além de destacar as ações que contemplem a igualdade de direitos desses povos e a garantia do exercício da sua cidadania”, explica a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes da SAS, Regina Suenes.

A programação da Web Conferência terá participação de representantes de várias instituições ligadas aos povos indígenas. O debate inicia com Tiago Alzuguir Gutierrez que fala sobre a “Atuação do Ministério Público Federal (MPF) na causa indígena de Santa Catarina e segue com “O papel da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) na promoção dos direitos indígenas” com Hiral Moreira. Além disso, também participam representantes dos três povos indígenas com mediação da secretária executiva do Cepin, Maria Iris Bessa Machado Lopes: Povo Guarani - Mariza de Oliveira; povo Kaingang - Sandra de Paula Santos e  povo Xokleng - André José.

A programação segue com uma palestra de Leda Penin sobre as ações do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) na saúde e no controle social dos indígenas e palestra sobre as ações da Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família na causa indígena com Gabriela Dornelles e Magna de Paula. A Web conferência encerra com o tema as “ Políticas Públicas para a causa indígena” com Adroaldo Antônio Fidelis.

O público alvo são representantes dos centros comunitários, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), escolas, prefeituras, secretarias, conselhos, universidades, entre outros.

 

Foto: Maurício Vieira/Arquivo Secom

Texto: Luciane Lemos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito