O Curso de Formação de Conselheiras de Direitos da Mulher segue nesta terça-feira, 7, com o segundo módulo para a turma 1, que será ministrado pela professora Teresa Kleba Lisboa. O tema dessa etapa será “ Os mecanismos institucionalizados de participação social: conselhos e conferências”. As aulas ocorrem de 7 a13 de novembro e serão transmitidas pelo Youtube pela Fundação Escola de Governo (ENA).
“A participação social, por meio dos conselhos e conferências, é muito importante. A realização desse curso contribui para o fortalecimento dos organismos municipais de controle social e possibilita o compartilhamento de conhecimentos e práticas”, lembra a secretária de Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann.
O curso é realizado numa parceria entre o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC) e a SAS. Ao todo serão duas turmas com 80 alunas cada. O curso será na modalidade on-line para que mulheres de diferentes localidades do estado possam participar e as aulas serão transmitidas ao vivo. O objetivo é promover a capacitação de mulheres e de suas redes para a implementação de conselhos municipais de direitos das mulheres e do fortalecimento dos conselhos existentes. Serão priorizadas mulheres que participam de organizações não governamentais voltadas aos direitos das mulheres.
Atualmente, apenas 34 municípios de Santa Catarina contam com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a ideia é contribuir para que esse número aumente. São os Conselhos Municipais que interagem com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, que por sua vez mantém contato com o Governo Federal sobre a liberação de recursos, por exemplo, para a execução de políticas públicas intersetoriais voltadas ao público feminino.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos/ Ascom SAS.Foto: Arquivo / Secom
(48) 3664-0916