Comigrar-capa-notícia_Prancheta_1.jpg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, realiza a Iª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia no dia 18 de maio, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com outras instituições. O tema principal do evento será “Cidadania em movimento”.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, afirma que Santa Catarina é um dos estados que mais recebe imigrantes no país e o Governo do Estado está comprometido na defesa dos direitos da população migrante e no aprimoramento das políticas públicas destinadas a pessoas que buscam uma vida melhor em Santa Catarina. “Somos um estado de oportunidades e por isso muitos escolhem Santa Catarina para viver. Hoje temos mais de 110 mil imigrantes aqui e nós enquanto Governo, por meio da Secretaria de Assistência Social, buscamos acolher essas pessoas e fazer a ponte com o mercado de trabalho para que elas possam se desenvolver”, disse.

Os representantes de Santa Catarina vão debater em grupo sobre diversos temas. Entre os assuntos estão a Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Enfrentamento a violações de direitos; Governança e participação social; Regularização migratória e documental e Interculturalidade e diversidades. Serão eleitos 8 delegados titulares e 22 suplentes. Cinco propostas serão votadas e encaminhadas para a II Comigrar Nacional que ocorrerá na primeira quinzena de novembro.

A conferência é uma promoção da SAS com o apoio da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM); Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR; Círculos de Hospitalidade; Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Instituto Federal de SC; Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados; Observatório das Migrações da Udesc; Universidade federal Fronteira Sul;
Rede de Venezuelanos no Brasil; Missão Scalabrini; Pastoral do Imigrante; Associação de Jovens Haitianos na Saúde; Sawubona Project; Conecta-migra; Cáritas Brasileira Regional/SC.

 

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito