WhatsApp_Image_2024-05-16_at_15.48.08.jpeg

O Conselho Estadual da Juventude (Conjuve/SC) iniciou nesta semana as visitas aos municípios de Paulo Lopes, Garopaba, Imaruí e Imbituba para apresentar o projeto do Fórum Permanente das Juventudes. O objetivo é identificar e compreender as realidades das juventudes no litoral de Santa Catarina e subsidiar estratégias para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas aos direitos previstos no Estatuto da Juventude. A previsão é retornar aos municípios no mês de julho para implantar o Fórum nesses locais.

De acordo com a secretária executiva do Conjuve, Noemia Wickert, o Fórum Permanente das Juventudes vai funcionar por meio de reuniões com os jovens dos municípios para que eles possam expor sua realidade, suas necessidades, a partir de aspectos como gênero, raça, classe social e entre outros.

Durante os encontros do Fórum Permanente das Juventudes estão previstas várias ações do Conselho. Dentre elas estão a identificação e o mapeamento da realidade dos jovens de Santa Catarina; a realização de uma pesquisa por amostragem que represente as diversas juventudes presentes no território catarinense e considere gênero, raça, classe social, entre outros.

O Conselho também vai detalhar seu funcionamento, além de informar o que é o Estatuto da Juventude e reforçar a importância do Conselho Municipal de Juventudes nos municípios. “O fortalecimento dos Conselhos Municipais é uma ação de extrema importância, já que em Santa Catarina temos cerca de 10 Conselhos Municipais de Juventude ativos e o conselho é um importante instrumento na elaboração de políticas públicas para promover os direitos dos jovens”, lembra a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Divulgação Conjuve