Fotos: Helena Marquardt /Ascom SAS e Richard Casas / Gabinete vice-governadora
A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, e a secretárias da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, assinaram na manhã desta quarta-feira, 28, um acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para a implementação do Projeto Íris, de prevenção de violência doméstica e familiar. A ação integra a programação do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher.
Por meio do projeto a Assistência Social vai promover cursos de capacitação sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, com enfoque na prevenção para as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em todos os municípios de Santa Catarina.
A vice-governadora, Marilisa Boehm, destacou que esse é um marco importante e reforça o compromisso do Governo do Estado na proteção dos direitos das mulheres. “ A assinatura desse acordo é um passo fundamental para materializar o enfoque preventivo e simboliza nossa luta contra a violência doméstica e familiar. Ao fomentar encontros, grupos e oficinas nesses Centros, garantimos que as mulheres tenham acesso a informação e promovemos a conscientização sobre a importância da denúncia para juntos combatermos a violência contra a mulher”, disse.
O presidente do TJSC, desembargador, Francisco Oliveira Neto, também enfatizou a importância da união de esforços e disse que a missão do Judiciário vai além de apenas julgar. “Esse acordo nos permite pensar o que de melhor é possível fazer. A legislação por si só não adianta, apesar de ser fundamental, mas as políticas públicas precisam acontecer. No Judiciário já temos a compreensão que não nos basta apenas julgar. Nós conhecemos os conflitos e podemos contribuir na prevenção para interromper o ciclo porque cada vítima de violência é uma derrota para o sistema”, ressaltou.
A secretária, Maria Helena Zimmermann, comenta que o trabalho conjunto trará resultados mais positivos e que a parceria vai chegar aos mais de 500 Cras e Creas presentes em todas as cidades de Santa Catarina. “Mas esse projeto vai beneficiar principalmente os municípios menores, onde mais ocorre a violência e onde a informação chega com mais dificuldade. Temos que trabalhar a prevenção, garantir a segurança a todas as mulheres e fazer com que acreditem no sistema”, completa.
O Projeto Íris pretende fomentar a realização de encontros, grupos ou oficinas nesses equipamentos. Também está prevista a mobilização dos técnicos de Assistência Social nos cursos oferecidos pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJSC (Cevid), além da promoção de encontros virtuais para divulgação do Projeto Íris.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Jornalista Alessandro Bonassoli
Assessoria de Comunicação
Gabinete da Vice-governadora
(48) 3665-2186
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.