WhatsApp Image 2024 11 18 at 16.54.54

Dos 297 municípios catarinenses, 203 terão mudança de prefeito em 2025 e esse número pode ser ainda maior se levarmos em consideração as alterações de secretários municipais de Assistência Social. Para capacitar os novos gestores a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família tem realizado dezenas de orientações técnicas abordando todos os serviços e programas da área social.

Nesta segunda-feira, 18, foi a vez do prefeito eleito de Capivari de Baixo, Claudir Bitecourt, receber as orientações. “Nosso município tem 25 mil habitantes e vejo muita necessidade de investimento na área social e nessa construção acredito que não queremos dar o peixe, mas principalmente ensinar a pescar e a melhor forma para isso é conhecermos todas as ferramentas”, disse.

Na SAS ele e a nova secretária de Assistência Social se reuniram com responsáveis por diversas áreas e receberam orientação sobre temas como o uso dos recursos do cofinanciamento estadual, ações de segurança alimentar e nutricional, inscrição de projetos de habitação e projetos do Fundo Estadual do Idoso (FEI/SC) e Fundo da Infância e da Adolescência (FIA/SC), entre outros.

Ele comenta que essa aproximação entre Estado e Município é fundamental para que os serviços sejam bem executados. “Então estamos aqui buscando esse conhecimento com todas as diretoras da Secretaria para que possamos realmente fomentar o nosso objetivo a partir de janeiro em nossa cidade”, completa.

A secretária da SAS comenta que as reuniões individuais e presenciais com os prefeitos eleitos têm sido diárias e que esta é mais uma ação para garantir que os novos gestores entendam a importância da Política de Assistência Social e possam executar bem seu trabalho na área social. “Hoje umas das questões que mais temos falado é o uso dos recursos, porque muitas prefeituras recebem os valores do cofinanciamento estadual e ficam com esse dinheiro em conta. Queremos que nas novas gestões que começam em 2025 essa realidade seja diferente para que possamos avançar e a população que mais precisa seja beneficiada”, disse.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). Foto: Helena Marquardt
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito