WhatsApp Image 2024 11 26 at 17.20.06

Um monitoramento individual realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) com municípios de Santa Catarina e implantado neste ano tem permitido um diagnóstico de dificuldades e garantido avanços na Política de Assistência Social no estado.

 A diretora de Assistência Social, Gabriella Dornelles explica que foram escolhidos municípios das oito macrorregiões e de todos os portes, sendo PP1, PP2, médio e grande porte. Nesse monitoramento, feito de forma presencial e on-line, a equipe da SAS avalia diversos critérios como execução financeira dos recursos, oferta de serviços, programas e projetos,  públicos atendidos, violações de direitos mais predominantes em cada cidade, se a infraestrutura é adequada e oferece acessibilidade e  até mesmo a composição da equipe técnica dos equipamentos socioassistenciais.

“Esse monitoramento é uma oportunidade para que as gerências do Estado se aproximem dos municípios e possam prestar o apoio técnico e ofertar as capacitações que são mais necessárias a cada município para que lá na ponta eles consigam executar a Política de Assistência Social de forma adequada, com os serviços conforme a lei prevê”, comenta.

O levantamento de dados foi utilizado para nortear capacitações desenvolvidas pelo Estado como por exemplo, o projeto SAS Mais Perto de Você que teve 12 edições em regiões diferentes e orientou os municípios sobre a utilização correta dos recursos. ”Identificamos que essa era uma demanda, a dificuldade dos municípios de utilizarem esses recursos que muitas vezes ficavam em conta, então já elaboramos esse diagnóstico e realizamos  essa capacitação”.

 Além disso, com base nesse diagnóstico a SAS vai solicitar que alguns municípios apresentem um plano de providencias para se adequar conforme prevê a execução dos serviços de Assistência Social. Outra iniciativa será reconhecer publicamente a excelência de algumas cidades nessa execução da Política de Assistência Social de forma a inspirar os demais municípios.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação) - 
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito