O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) conclui o ano de 2024 com balanço positivo. Foram várias ações em prol da promoção das políticas pública para as pessoas com deficiência em Santa Catarina, entre elas diversas atividades junto aos municípios, a realização da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além da participação em eventos dentro e fora do estado.
“ Esse foi um ano muito produtivo. Percorremos vários municípios orientando sobre como criar conselhos, capacitando os conselheiros nos locais em que o conselho municipal já existe e prestando orientação técnica no que foi necessário. Além disso, realizamos uma conferência estadual e fomos o estado que, proporcionalmente, mais realizou conferências municipais”, avalia o secretário executivo do Conede/SC, Alexandre Belino.
A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada de 23 a 25 de abril, em São José, e contou com 350 participantes de todas as regiões de Santa Catarina. O evento teve como tema central “Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Construindo um Brasil mais inclusivo”. O objetivo foi debater políticas públicas e garantir oportunidades iguais para todos os 6,9% de catarinenses que possuem algum tipo de deficiência, conforme o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Depois uma delegação de 32 pessoas de Santa Catarina levou as propostas dos catarinenses para a conferência nacional, que ocorreu em Brasília.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, destacou a importância da conferência. “Iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento da inclusão e da autonomia das pessoas com deficiência em Santa Catarina”, disse.
Ao longo do ano de 2024 o Conede/SC também realizou atendimentos aos municípios para criação e acompanhamento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e capacitações. O Conselho esteve em Jaguaruna, Anitápolis, São José, Pomerode, Santo Amaro da Imperatriz e Blumenau.
O Conede/SC participou ainda de diversos eventos que trataram de temas como a conscientização da acessibilidade, o Congresso Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), e da reunião com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência sobre Avaliação Biopsicossocial, entre outros.
Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos. Fotos: Divulgação Conede
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.