A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, segue acompanhando o atendimento à todas as famílias atingidas pelas enchentes de semana passada em Santa Catarina. Nesta segunda-feira, 20, a secretária-adjunta da SAS, Luciane dos Passos esteve em Itapema, um dos locais mais afetados, prestando orientação técnica sobre o cadastramento, concessão de benefícios socioassistenciais e acompanhamento das equipes após a volta para casa.
“Santa Catarina é um estado frequentemente acometido por questões climáticas como as chuvas da semana passada e a Assistência Social nesse momento é essencial para o atendimento dessas famílias. Então fazemos essas orientações, de uma forma muito próxima, principalmente a liberação de benefícios socioassistenciais e outras questões”, ressalta a secretária-adjunta da SAS, Luciane dos Passos.
Luciane lembrou ainda que a maioria das famílias já retornaram para suas residências, mas continuarão sendo acompanhas pela assistência social, por isso o cadastramento é fundamental. “Muitas infelizmente perderam tudo e vão precisar ao longo dos meses desse acompanhamento para terem suas vidas reestruturadas”, completou.
A secretária de Assistência Social de Itapema, Iris Pinto, agradeceu toda ajuda recebida do Governo do estado desde quinta-feira. “Queremos agradecer ao governo por todo apoio para poder auxiliar essas famílias que foram atingidas pela enchente. Nosso muito obrigado de coração. Todas as famílias estão sendo amparadas”, ressaltou.
Na sexta-feira, 17, o número de desabrigados chegou a mais de mil, sendo cerca de 300 somente em Itapema. Na cidade foram mais de mil atingidos pelos alagamentos e 11 municípios decretaram Situação de Emergência.
O papel da Assistência Social em emergências e calamidades
Gestão dos abrigos: Uma das suas atribuições mais importantes é a gestão dos abrigos, oferecendo não apenas um local seguro, mas também suporte às demandas, acesso aos direitos e apoio material às famílias atingidas.
Cadastro das famílias: Além disso, as equipes da Assistência Social fazem o cadastro das famílias, uma etapa essencial para garantir que todas as necessidades sejam identificadas e atendidas de maneira eficaz. Esse processo não apenas facilita a distribuição de recursos, como também permite um acompanhamento contínuo das condições e necessidades de cada grupo, sejam de saúde ou outras políticas públicas essenciais.
O trabalho continua após a crise: Quando a situação de emergência ou calamidade acaba a o trabalho continua com os atingidos para que todos possam refazer seu projeto de vida e sair da situação de vulnerabilidade. Os profissionais continuam atuando para acompanhar as famílias, fortalecer os vínculos comunitários e garantir direitos auxiliando no acesso a benefícios e políticas públicas que contribuam na recuperação.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação) – Fotos: Helena Marquardt/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
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