A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) realiza nesta terça e quarta-feira, 15 e 16 de abril, a capacitação do novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia/CT) para os conselheiros tutelares do Extremo Oeste de Santa Catarina. O encontro ocorre na sede da Unidade Central de Educação Faem Faculdade (Uceff) de Itapiranga.
O público-alvo são conselheiros tutelares dos municípios da região Extremo Oeste e os que integram as associações Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), Associação do Município Entre Rios (Amerios) e Associação Municípios Noroeste (Amnoroeste).
Durante a capacitação foram tratados assuntos como as atribuições e conceitos básicos do Conselho Tutelar, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia-CT).
A conselheira tutelar de Santa Helena, Odete Couto Gava, comenta que gostou da capacitação. “Estou há dois mandatos no Conselho Tutelar e vejo o Sipia como um instrumento muito bom, que abre muitas portas, que supre todas as nossas necessidades e a palestra foi muito boa”, disse.
“Capacitar os conselheiros tutelares é fundamental para garantir e os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, já que é no Sipia/CT que são registradas e tratadas as informações sobre esse público”, explica a coordenadora estadual do Sipia CT, Joice Gomes.
O novo sistema Sipia CT foi pensado para melhorar a utilização da plataforma, dando mais agilidade e efetividade ao trabalho dos conselheiros. Ele registra e trata informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Fotos: Divulgação/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.