WhatsApp_Image_2025-10-01_at_15.39.50.jpeg

O ônibus de prevenção à violência contra a mulher, conhecido como Ônibus Lilás, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, segue sua ação itinerante em outubro e percorre 15 municípios de diversas regiões de Santa Catarina. A programação inicia no dia 3 de outubro em Biguaçu.

Na cidade as ações do Ônibus Lilás serão realizadas na Praça Nereu Ramos das 9h às 17h. Estão previstas orientação jurídica; atendimento ao Micro Empreendedor Individual; orientações de saúde e alongamento; orientação e acolhida da equipe psicossocial do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); blitz educativa de Prevenção de Violência contra a Mulher com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); orientações sobre o Cadastro Único, entre outros.

“A programação segue depois para o Sul do estado, Alto Vale do Itajaí, Oeste e Meio Oeste e se estende até o fim do mês de outubro. Os municípios têm procurado muito a SAS para solicitar o Ônibus Lilás. Temos inclusive agenda para novembro que inclui ações durante todo o mês, inclusive no período dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, explica a gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Fabiana de Souza.

Em outubro o ônibus vai percorrer 15 municípios de Santa Catarina. Depois de Biguaçu, o ônibus vai passar por Santa Rosa do Sul (6); Sombrio (7); Ermo (8); Nova Veneza (9); Tubarão (10); Ituporanga (13); Santa Cecília (14); Campos Novos (16); Brunópolis (17); Ponte Serrada (20); Abelardo Luz (21); São Domingos (22); Quilombo (23); Irati (24).

O Ônibus Lilás

O Ônibus Lilás é utilizado para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. O ônibus está dividido em salas para garantir um atendimento privativo e humanizado, para quem desejar conversar de forma mais discreta. O intuito do Governo de Santa Catarina é levar informação sobre todos os tipos de violência, incentivar as denúncias e contribuir para o fim do ciclo da violência contra a mulher, incluindo a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito