Imigrantes da Guiné-Bissau podem ter acesso a emissão de passaportes e outros serviços nesta semana
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, realiza de 17 a 19 de outubro, uma ação em parceria com a embaixada da Guiné-Bissau e com a Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, que vai disponibilizar diversos serviços para os imigrantes deste país.
O objetivo é reduzir os custos de deslocamento dos imigrantes até Brasília. “ Esperamos em torno de 40 pessoas. O atendimento será na sala de reuniões da SAS e a embaixada oferecerá a emissão de passaportes, coleta de dados biométricos e demais serviços consulares para a comunidade estudantil guineense residente no estado de Santa Catarina e para a comunidade guineense em geral”, explica a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, Regina Suenes.
Imigração em Santa Catarina
Dados de setembro de 2025 do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), da Polícia Federal, indicam que em Santa Catarina há 194.531 imigrantes. Destes, 331 são de Guiné-Bissau.
Entre as ações da SAS em relação aos migrantes e refugiados estão a realização de ações intersetoriais, apoio técnico aos municípios, realização de seminários nas regiões de Santa Catarina sobre a questão migratória, a participação em mutirões de documentação com organizações que trabalham com a migração e a realização da I Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia, entre outros.
Serviço:
O quê? Missão consular itinerante para emissão de passaportes
Quando? 17de outubro (13h às 17h), 18 e 19 de outubro (9h às 17h)
Onde? Auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, localizado na rua Fúlvio Aducci, 767, Estreito, Florianópolis.
Informações para imprensa:
Jornalista: Luciane Lemos - Foto: Julia Wisintainer
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.