WhatsApp_Image_2025-10-30_at_17.49.05_1.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Diretoria de Assistência Social e da Gerência de Capacitação Continuada, vai realizar uma série de capacitações em cinco municípios no mês de novembro. Os Planos de Contingência da Assistência Social; os Benefícios e Programas da Assistência Social, Cadastro Único, Referência e Contrarreferência e a População em Situação de Rua serão os temas abordados.

“ A SAS inicia agora no mês de novembro uma série de capacitações para 78 municípios. A previsão é capacitar mais de 500 profissionais de diversas regiões”, disse a diretora de Assistência Social da SAS, Gabriela Dornelles.

O SAS Mais perto de Você terá uma edição nesta terça-feira, 4 de novembro, em Quilombo e outra no dia 6 de novembro, quinta-feira, em Treze Tílias. A edição sobre benefícios tem como palestrantes a diretora de Assistência Social da SAS e a gerente de Benefícios, Transferência de Renda e Programas e Coordenadora do Cadastro Único, Sabrina Cerva. O público-alvo são os coordenadores do Cadastro Único e os profissionais da Gestão da Assistência Social dos municípios que integram a região do Grande Oeste e do Meio Oeste.

Os municípios vão saber mais detalhes sobre os benefícios eventuais, benefício de gestação múltipla e Bolsa Família, entre outros. E ainda terão informações como: dados da região visitada como população, números do Cadastro Único, população indígena e quilombola, índices de violência contra a mulher, composição das equipes e outras informações importantes para embasar o trabalho nos equipamentos de Assistência Social.

Já a População em Situação de Rua será tema de uma capacitação em Lacerdópolis, no dia 5 de novembro, e de outra em Praia Grande, no dia 17 de novembro. Participam os trabalhadores da Proteção Social Especial, técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), gestores municipais e representantes das instituições parceiras dos municípios que fazem parte da região do Meio Oeste e Grande Oeste e da Associação dos Municípios da Região Carbonífera e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense.

Também está na programação de novembro a capacitação sobre os Planos de Contingência da Assistência Social, que será realizada dia 17 de novembro, em Florianópolis. Cada plano elaborado inclui diretrizes essenciais como: a integração da rede socioassistencial com outros órgãos, o atendimento às famílias atingidas, a previsão de abrigos, a articulação intersetorial e a oferta de benefícios eventuais.

O estado foi pioneiro e é o único do país ao lançar o chamado Plancon AS para garantir que as equipes da Assistência Social estejam preparadas em caso de emergências e calamidades.

Um plano de contingência efetivo precisa conter vários pontos como por exemplo o Diagnóstico do Território e Cenários de Risco, os Ciclos de Gestão e Níveis de Mobilização, Dinâmicas de Ações Operacionais; Planos de Ação: Prevenção, Mitigação e Preparação; Resposta; Recuperação; Vigilância, Comunicação e Informação e Unidade de Gestão Operacional, entre outros.

Mais informações para imprensa:
Jornalista: Luciane Lemos | Foto: Edna Klein/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito