
O ônibus de prevenção da violência contra a mulher, conhecido como Ônibus Lilás, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, encerra sua ação itinerante neste mês de novembro e percorre mais 14 municípios das regiões Oeste, Meio Oeste, Serra, Grande Florianópolis e Sul. A programação inicia nesta sexta-feira, 7 de novembro, em Biguaçu. Até o fim de novembro serão visitados 55 municípios no total em Santa Catarina.
A ação de Biguaçu inclui a orientação e apoio às mulheres, atendimento jurídico, palestra, distribuição gratuita de livros, apresentação de dança, palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero e vacina contra o HPV.
O objetivo é levar conscientização, orientação e serviços de apoio às mulheres no enfrentamento e na prevenção da violência contra a mulher. “Essa iniciativa foi um sucesso e pudemos avançar com o apoio dos municípios. A agenda deste ano já está completa, mas os municípios que tiverem interesse devem solicitar a inscrição para a agenda de 2026, com previsão para iniciar em março”, disse a gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SAS, Fabiana de Souza.
O Ônibus Lilás
O Ônibus Lilás é utilizado para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. O ônibus está dividido em salas para garantir um atendimento privativo e humanizado, para quem desejar conversar de forma mais discreta. O intuito do Governo de Santa Catarina é levar informação sobre todos os tipos de violência, incentivar as denúncias e contribuir para o fim do ciclo da violência contra a mulher, incluindo a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, conforme previsto na Lei Maria da Penha.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Divulgação/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

