AMUREL_SEMINARIO_01.jpeg

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Diretoria de Assistência Social, participa nesta terça-feira, 18 de novembro, do Seminário Regional da Política Pública da População em Situação de Rua no auditório da Associação Municípios Região de Laguna (Amurel), em Tubarão.

O objetivo foi debater e esclarecer as diretrizes da Política Nacional de Atendimento Pessoa em Situação de Rua para os municípios e representantes do Poder Legislativo e da comunidade. Participaram representantes dos Comitês Intersetoriais de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua da Região, profissionais responsáveis pelas políticas públicas integradas na garantia de direitos humanos previstas na Política Nacional para a População em Situação de Rua e Movimentos Municipais das Pessoas em Situação de Rua dos 18 municípios que compõem a Amurel.

A diretora de Assistência Social da SAS, Gabriela Dornelles, falou no evento sobre o “Panorama da população de rua na região, em Santa Catarina e no Brasil, as atribuições das políticas públicas nos municípios e a organização da política municipal para população em situação de rua. “Apresentamos um panorama do estado sobre as pessoas em situação de rua, a quantidade de pessoas, o perfil dessas pessoas, os atendimentos que são de responsabilidade da Política de Assistência Social. Também falamos sobre a importância do trabalho intersetorial entre as diversas pastas que precisam atender essas pessoas e da necessidade de, juntos, criarmos estratégias para o enfrentamento social a essa questão”, explica.

Ela comenta ainda que também foi apresentado o programa Muito Além das Ruas aos 18 municípios presentes. “Informamos os municípios sobre o assunto para que eles fiquem cientes e tão logo o programa for instituído, os municípios já estarão preparados para executar o cadastro, os atendimentos, os encaminhamentos e juntos todos trabalharem por uma inclusão social e produtiva dessas pessoas”, disse Gabriela Dornelles.

Políticas Públicas para a População em Situação de Rua

A População em Situação de Rua foi tema de diversas capacitações da SAS ao longo de 2025. “ O evento da Amurel encerra um ciclo de trabalho produtivo, que capacitou a todas as macrorregiões do estado sobre essa temática. Foi muito importante fechar com a participação num seminário que vai fazer com que essa região tenha mais instrumentos e ferramentas para atender essa população”, destaca a diretora de Assistência Social da SAS, Gabriela Dornelles.

Mais informações para imprensa:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Divulgação/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito