
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveram mais uma etapa do Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira, 27 de novembro, desta vez em Lages. O encontro ocorreu na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) das 9h às 17h.
O evento de Lages integra um ciclo de encontros estaduais dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência em alusão aos 25 anos do Conede/SC. “É uma oportunidade única de fortalecer o debate sobre inclusão direitos e acessibilidade. Se o município já possui conselho ele pode participar de qualquer região, principalmente da região Serrana, mas se o município ainda não possui um conselho as pessoas também podem participar para aprender e dar o primeiro passo rumo à criação do seu conselho”, explica.
O objetivo foi fomentar o diálogo sobre a inclusão e acessibilidade, além de fortalecer o controle social. “Temos no nosso estado 118 conselhos com leis formadas e aproximadamente 80 conselhos atuantes”, disse o secretário executivo do Conede/SC, Alexandre Bellino.
A programação teve atividades durante todo o dia. Na parte da manhã o conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roberto Tiné, falou sobre os “Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência e sua Importância e a Lei Brasileira de Inclusão”.
No período da tarde ocorreu uma mesa-redonda sobre a “Troca de Experiência e Formulação e Manutenção dos Conselhos Municipais” com a participação do presidente do Conede/SC, Paulo Sérgio Suldóvski, Roberto Tiné; Analéia Levitte (Conselho Municipal de Lages) com a mediação de Adeterson Crispim, coordenador da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alesc. A programação encerrou com a palestra do presidente do Conede/SC sobre o “ Futuro dos Conselhos de Direito das Pessoas com Deficiência”.
O evento contou com a parceria da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Escola do Legislativo; Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures); Uniplac; Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama); Prefeitura de Lages; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Divulgação/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0906 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

