A agenda do Ônibus de Prevenção da Violência contra a Mulher, conhecido como Ônibus Lilás, já está oficialmente aberta para ações itinerantes em 2026. Municípios interessados em receber o veículo devem realizar a solicitação junto à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.

A ação tem como principal objetivo levar serviços especializados a diferentes regiões do estado, especialmente a localidades com maior dificuldade de acesso às políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. Durante as visitas, graças a uma parceria da SAS com os municípios, as equipes oferecem atendimentos psicossociais, orientações jurídicas, encaminhamentos para a rede de apoio e atividades educativas voltadas à prevenção da violência e ao fortalecimento da autonomia feminina.
A diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores, revela que várias datas de março e abril já foram solicitadas pelos municípios e destaca que o Ônibus Lilás é uma importante ferramenta de promoção de direitos, prevenção à violência e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. "Com essa parceria entre a SAS e os municípios conseguimos levar atendimento, orientação e ações educativas diretamente às comunidades”, comenta.
Ela explica que para que a cidade seja incluída no cronograma de 2026, é necessário encaminhar um pedido formal por e-mail à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, manifestando o interesse em receber as ações itinerantes e a data em que município deseja fazer sua programação.
Ônibus percorreu 55 cidades no ano passado
O Ônibus de Prevenção da Violência contra a Mulher, conhecido como Ônibus Lilás, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, encerra em 2025 sua ação itinerante com resultados expressivos em todo o território catarinense. Ao longo do ano, ele percorreu 55 municípios e mais de seis mil mulheres foram atendidas, fortalecendo a rede de proteção e promovendo informação, acolhimento e orientação.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt/Ascom SAS - Foto: Joice Flores/ Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0906 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

