
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e da Secretaria de Estado da infraestrutura e Mobilidade, assinou nesta quarta-feira, 28, a ordem de serviço para a construção de casas que vão resolver um processo histórico na Terra Indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó, que se arrasta desde 2014. O investimento do Estado no local será de R$ 3,3 milhões.
A secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, explica que há 12 anos o Governo do Estado, havia sido condenado pela Justiça Federal a realizar melhorias no local, mas elas nunca foram iniciadas. “Mas o governador Jorginho Mello nos deu a missão de cumprir essa sentença e resolver esse processo definitivamente, realizando as melhorias que a comunidade indígena aguarda há mais de 12 anos. Estive aqui no ano passando assumindo o compromisso com todos e hoje estou aqui apresentando a empresa que vai executar as obras que começa na segunda-feira, dia 2”, comentou.
Ela ressalta ainda que o prazo de conclusão é de 180 dias. A empresa vencedora da licitação é a TR Construtora e Engenharia Ltda. Além das casas, um ginásio também será construído ao lado da Escola Indígena Fen’no, beneficiando os alunos e toda a comunidade.

Na assinatura, os indígenas comemoraram o início dos trabalhos. Uma das beneficiadas será Iracema da Veiga Verelo, que mora no local desde que nasceu. Ela diz que foram muitos anos de espera, mas que finalmente as obras sairão do papel garantindo que os indígenas que vivem em área de risco passem a morar em um local seguro. “Fiquei muito feliz porque finalmente vou ganhar a casa que estava esperando. Vai sair como a gente queria”, disse ela.
“É uma vitória. O pessoal estava esperando há muito tempo e agora a promessa foi cumprida pelo governador Jorginho Mello. Agradecemos muito”, completou o indígena, Pedro Lemes.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt/Ascom SAS - Foto: Helena Marquardt/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0906 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

