Na tarde desta sexta-feira (16) foram empossadas 20 novos titulares e suas respectivas suplentes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC), no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). A nova composição do Conselho foi eleita para o biênio 2016-2018 e contará com representantes de 10 entidades da sociedade civil e 10 de órgãos governamentais.
A presidente do CONEDE Kelly Cristiny Cabral, se despediu do cargo fazendo um apelo para que seja construído um projeto que crie um fundo de captação de recursos para o conselho. O secretário Geraldo Althoff se disse um apoiador à proposta. “ O fundo é muito importante para que se possa colocar em prática as ações de um política pública mais inclusiva. Para o secretário se faz necessário um amplo trabalho de sensibilização dos gestores em todos os setores do governo em busca desta autonomia financeira para o conselho. Enquanto isto, completa o secretário, “continuaremos de portas abertas para receber cada um dos senhores conselheiros. “Vamos construir este projeto juntos”, enfatizou o secretário.
A programação do dia encerra com a realização da 126ª reunião Plenária Ordinária do Conselho, que terá como pauta a aprovação da ata da reunião 125; composição para a eleição da mesa diretora; formação das comissões e debate sobre a Lei Catarinense de Inclusão - SC Acessível.
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) é um órgão colegiado, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. O Conselho tem a finalidade de promover no Estado políticas públicas que assegurem assistência, prevenção e atendimento especializado às pessoas com deficiência, que contribua para a não discriminação e garantam o direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do Estado.