O investimento de R$ 34 milhões está garantido pelo programa Pacto por Santa Catarina
O secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff viajou muito pelo estado neste último mês de junho e julho. Na agenda, inaugurações de equipamentos sociais nas diferentes regiões do estado. Foram entregues ao todo, 19 Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dois Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Apesar deste tipo de atendimento ser responsabilidade das prefeituras, o Governo do Estado assumiu o compromisso de construir novas unidades para contribuir com o trabalho da rede. “A assistência social é uma política pública relativamente nova, está solidificada no contexto federal e estadual e precisa agora ser consolidada nos municípios. Em Santa Catarina, esse processo para pela construção destas edificações. As prefeituras precisam de um espaço para oferecer esse tipo de atendimento”, explica Althoff.
O Governo do Estado está construindo 117 novas unidades para suporte ao atendimento oferecido pelas prefeituras nos municípios. O investimento de R$ 34 milhões está garantido pelo programa Pacto por Santa Catarina. Das 117 unidades que serão incorporadas, 89 são Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e 28 são Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que tem por objetivo prevenir ocorrências de situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza ou privação (ausência de renda ou fragilização de vínculos afetivos ou relacionados a discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, entre outras).
CRAS
O que oferece:
- Serviço de proteção e atendimento integral à família;
- Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos;
- Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.
Creas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma estrutura de assistência social que existe nos municípios para atendimento regional a famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade. O foco são pessoas que sofreram violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas ou que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. O Creas oferece ajuda a quem tem seus direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias, contribuindo para que estas possam enfrentar problemas sociais graves com acompanhamento profissional.
O que oferece:
- Serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos;
- Serviço especializado em abordagem social;
- Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade;
- Serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias.
INAUGURAÇÕES
CRAS: Herval d'Oeste, Joaçaba, Tangará (20 de junho); Lebon Régis, Timbó Grande, Governador Celso Ramos, Tijucas (21 de junho); Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Meleiro (28 de junho); Jaguaruna (29 de junho); Orleans (1 de julho); Ilhota (19 de julho); Santa Terezinha, Trombudo Central (20 de julho); Riqueza, Tunápolis, Flor do Sertão (27 de julho); Itaiópolis (28 de julho).
CREAS: Palhoça (29 de junho); Indaial (1 de julho).