IMG 7400 2

Na manhã desta terça-feira (13) foram empossadas 24 novas titulares e suas respectivas suplentes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC), no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). A nova composição do Conselho foi eleita para o biênio 2016-2018 e contará com representantes de 12 entidades da sociedade civil e 12 de órgãos governamentais.

Durante a cerimônia, as últimas sete mulheres que presidiram o 
Cedim/SC receberam uma homenagem pelo trabalho prestado ao estado. Em discurso, o Secretário Geraldo Althoff ressaltou a importância das conselheiras. "O Cedim é o Conselho mais antigo do estado e merece respeito e consideração. É importante dizer que as políticas públicas são feitas com visão de passado e presente para o futuro. Por essa razão, é de extrema importância a decisão de homenagear àquelas que prestaram o seu trabalho a este conselho porque o pregresso é fundamental para o presente e para o futuro. Com avisão de presente, seja como Estado ou sociedade civil organizada, é imprescindível a união para fazer com que essa política pública destinada às mulheres seja cada vez mais solidificada".

Já a atual presidente do Cedim/SC, Sheila Sabag, destacou a união das conselheiras na luta pela defesa e garantia de direitos das mulheres catarinenses. "A partir desta nova gestão nós estaremos com uma legislação diferente, que muda o caráter do Conselho para deliberativo e aumenta nossa responsabilidade. Para que possamos seguir adiante é preciso valorizar e agradecer as gestões passadas, que trabalharam com garra, determinação e responsabilidade em parceria da SST. São esses esforços coletivos que nos movem e impulsionam para conseguir criar em Santa Catarina realmente uma política pública que defenda os direitos das mulheres".

A programação do dia encerra com a realização da 7ª reunião Plenária Ordinária do Conselho, que terá como pauta uma roda de conversa com convidadas para discutir as deliberações do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), além da eleição da mesa diretiva e a composição das comissões permanentes do Cedim/SC.

Criado pela Lei nº 11.159, de 20 de julho de 1999, o Cedim/SC é um órgão colegiado de caráter deliberativo, permanente, composto paritariamente por conselheiras mulheres representantes do Poder Público e entidades da Sociedade Civil Organizada, com a finalidade de formular diretrizes e promover políticas públicas no Estado de Santa Catarina, que visem assegurar os direitos das mulheres, considerando a igualdade e a equidade de gênero, e a inclusão da população feminina nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do Estado.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito