IMG 7910 2

Na manhã desta segunda-feira (10), representantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reuniram no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), em Florianópolis. O objetivo do encontro foi organizar as ações que serão desenvolvidas no seminário "Políticas Públicas e a Mulher no Século XXI", agendado para os dias 7 a 9 de junho de 2017. 

Segundo a organização, o seminário será dividido em quatro eixos: impacto da participação das mulheres nas políticas públicas; empoderamento da mulher e igualdade de gênero; intersetorialidade: as políticas públicas da saúde, assistência social, educação e segurança pública aplicadas à garantia de direitos das mulheres; enfrentamento à violência contra a mulher: aplicabilidade da Lei Maria da Penha e as diversas formas de violência moderna. As representantes de Cada estado participante (Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) ministrarão as discussões sobre os temas.

Grupo de trabalho - Durante a reunião também foi colocada em pauta a necessidade de constituir um grupo de trabalho com representantes dos quatro estados. O propósito é estudar modelos de seminários em âmbito internacional; sugerir temas que contemplem os eixos propostos; relacionar potenciais palestrantes, além de articular as redes locais para participação no evento. 

A proposta é que o seminário oferte 300 vagas, que serão distribuídas entre gestoras municipais de políticas para mulheres; gestoras estaduais de políticas para mulheres (membros do Codesul); gestoras e gestores de políticas setoriais estaduais e convidados especiais. A princípio o encontro contará com palestra magna de abertura; mesas redondas para debate dos temas transversais; world café para troca de experiências dos estados membros do Codesul; painéis para exposição de projetos e palestra de encerramento.

O encontro será construído com base no que foi debatido na 1ª Cúpula de Mulheres Chefes de Estado e de Governo, realizada durante a Rio +20, que definiu a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento da mulher no desenvolvimento sustentável como prioridade dos governos através dos pilares: igualdade de gênero; participação plena e equitativa; eliminar 
barreiras discriminatórias; pleno gozo dos direitos humanos e liberdades fundamentais; recursos financeiros para promoção da igualdade; mulheres na economia.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito