A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio da Diretoria de Trabalho e Emprego, divulgou o Informativo Mensal de Emprego nº 12, referente ao mês de novembro de 2016.
Em termos setoriais, o destaque na criação de empregos no Estado foi o comércio, com um saldo positivo de 4.330 novas vagas, seguido da agropecuária, com 1.104 novos postos de trabalho. No saldo nacional, o setor comercial também se destaca com cerca de 59 mil vagas novas.
Dentre os municípios catarinenses com mais de trinta mil habitantes, os principais destaque de novos empregos com carteira assinada foram: Florianópolis, com 968 vagas, Balneário Camboriú, com 496, e Fraiburgo, com 458. Na capital do Estado, o setor de Comércio respondeu pelo maior número de empregos criados, com 843 postos de trabalho, seguido pelo setor de serviços, com 473 novas vagas.
No ranking nacional de admitidos, desligados e saldo de novembro de 2016, do Ministério do Trabalho, houve uma variação relativa no Brasil de -0,30%. Santa Catarina está em 12º lugar na lista, com variação menor em comparação ao nacional, de apenas -0,05%.
O Informativo Mensal de Emprego é uma publicação mensal do Setor de Informação e Análise do Mercado de Trabalho – SST que tem por finalidade acompanhar a evolução do emprego formal no Estado de Santa Catarina tendo por referência a base de dados do CAGED/MTE.