Os 20 acolhidos do Centro Educacional São Gabriel, em São José, participaram da colônia de férias de 19 a 29 de julho. A atividade tem foco na inclusão social e comunitária. O objetivo deste tipo de residência é proporcionar autonomia e independência para que os acolhidos possam cuidar de si próprios.
Os acolhidos participam de atividades de reabilitação, alfabetização, natação, pintura e biscuit e alguns deles trabalham. No Centro, vivem homens, jovens e adultos, que apresentam deficiência intelectual moderada ou severa ou autismo. A instituição conta com refeitório, cozinha, lavanderia, depósito, sala para a gerência, sala de enfermagem e pátio externo. O local foi fundado em 1987, está vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
Cronograma de atividades:
19/07 – Passeio no Projeto Tamar- Contato com as tartarugas, vídeo educativo e lanche no local.
21/07 - Passeio na Beira Mar São José com Pic Nic – Realização de caminhadas, quadra disponibilizada para jogos, triciclo e lanche no local.
22/07 – Festa Retrô no São Gabriel – Decoração do espaço com empréstimos de adornos disponibilizados por alguns parceiros e outros ornamentos confeccionados nas atividades de fonoaudiologia e terapia ocupacional. Foi uma festa dançante com músicas das épocas dos anos 70, 80 e 90.
24/07/2016 – Festa com atividades recreativas em casa de festa localizada na comunidade e também comemoração do aniversário de um dos acolhidos.
26/07 - Passeio no SESC de Cacupé – Caminhadas, atividades recreativas e esportivas, almoço e lanche no local.
28/07 - Tarde de cinema no São Gabriel – Organizado e projetado cinema no São Gabriel com intuito de integrá-los e explorar as capacidades de percepção dos acolhidos.
29/07- Passeio com café colonial em Rancho Queimado – Contato com a natureza, com animais e antiguidades locais. Visita ao museu e Praça de Rancho Queimado. Almoço e café no local.