A população de Lebon Régis e Timbó Grande recebeu do Governo do Estado nesta terça-feira, 21, uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) cada uma. A obra é uma parceria Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e da Agência de Desenvolvimento Regional com as prefeituras. No total serão 117 equipamentos sociais (89 Cras e 23 Creas) a serem entregues por meio do Pacto pela Proteção Social em todo o Estado.
“A construção desses equipamentos de assistência social reforça o compromisso do Governo do Estado em priorizar as pessoas, em especial as que mais necessitam como as que estão em vulnerabilidade social. Os novos Cras também vão ajudar a consolidar a política de assistência social nos municípios”, destacou o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Geraldo Althoff.
O novo Cras de Lebon Régis está localizado na rua Waldir Ortigari, no centro e a nova unidade de Timbó Grande está na avenida Antônio Furtado, também no centro. Cada uma das unidades, totalmente mobiliada, foi construída por meio do Pacto por Santa Catarina, com recursos do BNDES, no valor de R$ 383.970,08 em Lebon Régis e de R$ 383.565,14 em Timbó Grande com área 220 metros quadrados. A obra contou com contrapartida da prefeitura, que doou o terreno para a realização da obra.
A equipe de atendimento, mantida pelas prefeituras, conta com assistentes sociais, psicólogos e, eventualmente, advogados. A equipe do Cras trabalha para prevenir, proteger e possibilitar o desenvolver as famílias, integrando-as à sociedade e melhorando sua qualidade de vida. “A maioria dos casos que atendemos no município é de famílias com vínculos familiares fragilizados”, destaca a coordenadora do Cras de Timbó Grande, Karen Michelle dos Santos.
O município de Timbó Grande tem 7.632 habitantes e o de Lebon Régis 12.105. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Timbó Grande é de 0.659 e o de Lebon Régis é de 0.649. Quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento do município.
Fotos: Prefeitura de Lebon Régis e ADR de Caçador.