Assistência Social

Gerência de Capacitação em Políticas Sociais/Gestão do Trabalho

 

A Gerência de Capacitação em Políticas Sociais/Gestão do Trabalho, subordinada diretamente à Diretoria de Assistência Social, tem como objetivo a valorização dos trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, bem como a implementação da política de educação permanente, desenvolvendo  processos continuados de capacitação e formação dos trabalhadores aprimorando consequentemente a qualidade da gestão, dos serviços e benefícios ofertados à população usuária do SUAS.

É de competência da Gerência de Gestão do Trabalho:

- Implantar e implementar a Gestão do Trabalho em consonância com as normativas previstas no Sistema Único de Assistência Social, com vista a profissionalização da Política de Assistência Social em âmbito estadual;

- Coordenar a elaboração/revisão e a execução do Plano de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS);

- Coordenar e representar a Secretaria de Estado da Assistência Social,Trabalho e Habitação - SST/SC no Núcleo Estadual de Educação Permanente do SUAS- NUEP/SUAS/SC, enquanto instância de consulta e assessoramento do órgão gestor estadual, para desenvolvimento da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS de forma democrática e participativa no Estado;

- Contribuir para a disseminação de conhecimentos produzidos no âmbito do SUAS;  

- Prestar assessoria técnica aos municípios para a implantação/implementação da Gestão do Trabalho, bem como da Educação Permanente do SUAS em âmbito estadual;  

- Prestar informações à União e instâncias afins sobre a implementação da  Gestão do Trabalho e da Educação Permanente no Estado;

- Subsidiar a construção de diagnósticos acerca da Gestão do Trabalho no âmbito do SUAS, baseados no monitoramento e avaliação da Política de Assistência Social no Estado, com intuito de identificar as demandas relativas a essa área;

- Desenvolver estratégias a qualificação dos trabalhadores visando ao aprimoramento dos serviços, benefícios e programas no Estado;

- Promover estudos concernentes à Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS;

- Coordenar processo de formação/capacitação direcionados aos/às trabalhadores/as vinculados ao órgão gestor estadual no âmbito da Política de Assistência Social;

- Elaborar normativas, notas técnicas e materiais afins referentes à Gestão do Trabalho.

Diretoria de Assistência Social |
Diretora: Camila Magalhães Nélsis
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Geral – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3664 0786

Gerencia de Gestão da Política de Assistência Social - GEPAS |
Gerente: Karina Gonçalves Euzébio
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Telefone : 3664 0907


Gerencia da Proteção Social Básica - GEPSB|
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Telefone: 3664 0686

Gerencia de Benefícios, Programas e Transferência de Renda – GEBEN |
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Telefone: 3664 0789

Gerencia da Proteção Social Especial GEPSE|
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Telefone: 3664 0697

Gerencia de Gestão da Informação - GEMAV |
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Telefone: 3664 0660

Gerencia de Gestão do Fundo Estadual de Assistência Social - GEFEAS|
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Telefone: 3664 0692

Gerencia do Serviço de Acolhimento São Gabriel - GEGAB|
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Telefone: 3665 6178

Gerencia de Capacitação e Políticas Sociais - GECAP |
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Telefone: 3664 0759

O Sistema Único de Assistência Social -SUAS é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais .

Coordenado em SC pela Secretaria de Estado da.Assistência Social, Trabalho e Habitação, o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O Suas engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade.

A gestão das ações e a aplicação de recursos do Suas são negociadas e pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite –CIB, cujos procedimentos são acompanhados e aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).

pdf Lei 8.742 de 1993 (334 KB)

O Serviço de Acolhimento São Gabriel, em São José, na Grande Florianópolis, foi fundado em 1987, está vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). O Centro tem como finalidade favorecer a construção progressiva da autonomia, da inclusão comunitária e do desenvolvimento para a vida diária. Os acolhidos participam de atividades de reabilitação, alfabetização, natação, pintura e biscuit e alguns deles trabalham.

O Serviço de Acolhimento ocupa uma área de 397,60 metros quadrados. A instituição conta ainda com refeitório, cozinha, lavanderia, depósito, sala para a gerência, sala de enfermagem e pátio externo. A equipe é composta por nutricionista, psicólogo, pedagogo com habilitação em Educação Especial e Enfermeiro, apoio administrativo, monitores e/ou técnicos de enfermagem, além de motoristas, profissionais de cozinha e profissionais de serviços gerais.

O objetivo deste tipo de residência é proporcionar autonomia e independência para que os acolhidos possam cuidar de si próprios. No Centro, vivem jovens e adultos, com idade entre 22 e 49 anos, que apresentam deficiência intelectual moderada ou severa ou autismo. 

Gerente

Jackson Luiz Alves Fernandes
Gerente Centro Educacional São Gabriel
Fone: 48 3381-2440
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