Florianópolis sediou nesta quinta-feira, 17, a plenária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que reúne representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e dos 295 municípios de Santa Catarina. A reunião foi em formato híbrido e tratou de diversos temas.
O encontro iniciou com uma apresentação da Lei Orçamentária da Assistência Social para 2025 encaminhada para a Assembleia Legislativa (Alesc), que prevê um orçamento de cerca de R$ 61 milhões para a Assistência. Outro assunto abordado foram os grupos de trabalho que estão ativos na SAS, cursos do Sipia CT, saldo do cofinanciamento de 2024 e cofinanciamento de 2025, entre outras.
Um dos destaques foi a apresentação do Plano de Contingencia da Assistência Social (Plancon) que deve ser elaborado e implantado nos 295 municípios. A partir de agora as cidades que estiverem com o documento conforme critérios determinados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e pela Secretaria de Estado da proteção e Defesa Civil vão receber um selo de reconhecimento
“Esse é um espaço muito importante de diálogo e construção em prol de um mesmo objetivo que é fortalecer a Política de Assistência Social. Hoje tratamos de pautas extremamente importantes e que impactam na vida de todos os catarinenses”, salientou a secretária-adjunta da SAS, Luciane dos Passos.
O que é a CIB?
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância de negociação e pactuação da operacionalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Estado. Fazem parte desta comissão seis representantes da gestão estadual e seis representantes da gestão municipal, indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). Foto: Natália Lisboa/ SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.