Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada dentro do Summit Cidades nesta quarta-feira, 25, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, entregaram o selo de homologação de Planos de Contingência da Assistência Social (Plancon/AS) para 19 municípios. O documento é fundamental para a melhor atuação dos profissionais durante calamidades e emergências.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, ressalta que hoje Santa Catarina é o único estado do país com uma Plano de Contingencia da Assistência Social e já é referência nacional, mas o intuito é aprimorar esse trabalho em todos os 295 municípios. “Queremos que todas as nossas cidades possam se antecipar ao risco, organizando suas ações e recursos de forma estratégica para assegurar que, mesmo diante de crises, as equipes da Assistência Social estejam prontas para acolher, proteger e reconstruir”, comenta.
A diretora de Assistência Social da SAS, Gabriella Dornelles, explica que a implantação e atualização dos planos de contingência dos municípios é fundamental diante das tragédias climáticas cada vez mais frequentes, por isso o intuito é mobilizar todas as cidades. “Já recebemos e homologamos os planos de 36 municípios e hoje estamos entregando o selo para 19 municípios presentes. Agora esperamos que as demais cidades também iniciem esse processo”.
Ela explica que cada plano elaborado inclui diretrizes essenciais como: a integração da rede socioassistencial com outros órgãos, o atendimento às famílias atingidas, a previsão de abrigos, a articulação intersetorial e a oferta de benefícios eventuais.
Gabriella salienta que um plano de contingência efetivo precisa conter vários pontos como por exemplo o Diagnóstico do Território e Cenários de Risco, os Ciclos de Gestão e Níveis de Mobilização, Dinâmicas de Ações Operacionais; Planos de Ação: Prevenção, Mitigação e Preparação; Resposta; Recuperação; Vigilância, Comunicação e Informação e Unidade de Gestão Operacional, entre outros.
O secretário de Assistência Social de Peritiba, Marlo Finger, foi uma dos que recebeu o o reconhecimento e elogiou a iniciativa. “Formamos uma equipe para fazer o plano e o pessoal colaborou bastante então, agora com o plano temos a confiança de dar esse auxílio para a população caso algo aconteça”, disse.
Confira os municípios que tiveram o Plancon reconhecido:
Alto Bela Vista
Barra Velha
Caibi
Canoinhas
Imaruí
Irani
Itá
Jardinópolis
Joinville
Lages
Lindóia Do Sul
Peritiba
Piratuba
Porto Belo
São João Do Itaperiú
São José
São Miguel Do Oeste
Schroeder
Seara
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt | Foto: Leiffson dos Santos/ Ascom Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.
(48) 3664-0908 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.