WhatsApp_Image_2025-08-12_at_16.20.12.jpeg

Neste 12 de agosto, data em que é celebrado o Dia Internacional da Juventude, o Governo de Santa Catarina destaca seu compromisso com a escuta ativa e a construção de políticas públicas voltadas às necessidades da juventude catarinense. Atualmente o estado possui 1,6 milhão de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Entre as ações voltadas para este público estão programas de acesso na educação superior, como o Universidade Gratuita, e outras iniciativas voltadas à qualificação profissional e de incentivo ao empreendedorismo.

Uma das principais ações em andamento é a realização dos Fóruns das Juventudes, promovidos em diferentes municípios do estado. A iniciativa é realizada pelo Conselho Estadual da Juventude (Conjuve/SC) em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, e tem como objetivo ouvir diretamente os jovens e conhecer as realidades de cada região.

“Os Fóruns são espaços de diálogo essenciais para entender as demandas dos jovens catarinenses e, a partir disso, construir políticas públicas que realmente façam sentido para essa população”, destaca a presidente do Conjuve, Joice Gomes.

Durante os encontros, jovens de diferentes perfis sociais, econômicos e culturais compartilham suas experiências, desafios e expectativas em áreas como educação, empregabilidade, saúde mental, participação política, cultura e meio ambiente. Os relatos e propostas coletados nos Fóruns servirão de base para a elaboração de políticas públicas para a juventude.

Outro destaque é o Programa Universidade Gratuita.Por meio dele o Governo do Estado vem garantindo acesso ao ensino superior para milhares de jovens catarinenses. O programa completou dois anos em 1º de agosto e já beneficiou mais de 50 mil estudantes, sendo que 82% cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais.

O Dia Internacional da Juventude

Criado em 1999 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução 54/120, o Dia Internacional da Juventude é uma data dedicada ao debate, reflexão e sensibilização sobre os desafios enfrentados pelos jovens em todo o mundo. No Brasil, o dia 12 de agosto foi oficialmente incluído no calendário nacional por meio do Decreto de Lei nº 10.515/2002, reforçando a importância de reconhecer e valorizar o papel das juventudes no desenvolvimento do país.

A data tem como objetivo principal colocar em destaque as questões que envolvem a juventude, celebrar seu potencial como força transformadora da sociedade e lembrar aos governos e à sociedade civil da importância de se compreender, respeitar e atender às necessidades dessa parcela fundamental da população. É um momento para reconhecer que ouvir os jovens, garantir sua participação ativa e investir em seu desenvolvimento são passos essenciais para a construção de um futuro mais justo e sustentável.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt. Foto: Marco Favero/Secom
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito