WhatsApp_Image_2025-08-29_at_15.33.47.jpeg

A população de Imaruí recebeu nesta sexta-feira, 29 de agosto,o Ônibus Lilás de prevenção à violência contra a mulher. A ação encerra oficialmente a programação do Agosto Lilás em Santa Catarina e ofereceu roda de conversa, atendimento psicológico; orientação jurídica e serviços de beleza como corte de cabelo e pintura de unhas.

Além de Imaruí, o Ônibus Lilás levou orientação sobre os direitos da mulher e divulgou os serviços públicos existentes para proteção social em diferentes regiões de Santa Catarina. O ônibus percorreu 16 municípios em agosto: Imbuia, Leoberto Leal, Chapadão do Lageado, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Petrolândia, Braço do Norte, Meleiro, Turvo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Passo de Torres, São João do Sul, Balneário Arroio do Silva e Imaruí. Nos próximos meses o ônibus vai passar por outros municípios e tem agenda prevista até novembro.

WhatsApp_Image_2025-08-29_at_14.38.02.jpeg

“Estamos muito felizes com as ações desenvolvidas por meio do Ônibus Lilás durante o mês de agosto, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher em Santa Catarina. O Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família se empenharam em aprimorar as políticas públicas para as mulheres e realizaram diversas ações outras em prol das catarinenses”, explica a diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores.

 

Outras ações do Agosto Lilás

Além do Ônibus Lilás, o Governo de Santa Catarina preparou várias ações para a conscientização e o enfrentamento à violência contra a mulher. Uma delas foi o início dos trabalhos de elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. São seis especialistas, mestres e doutoras que foram selecionadas por meio de um edital lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O investimento será de R$ 1.008.000,00 e a previsão é que o documento seja finalizado em 2026.

A SAS também abriu o edital para a contratação de organizações da sociedade civil para ofertar vagas regionalizadas de acolhimento para mulheres vítimas de violência. O Governo do Estado vai investir R$ 9,3 milhões nas vagas pelos próximos dois anos. Nesta fase do projeto serão disponibilizadas 80 vagas de acolhimento emergencial, distribuídas em quatro regiões do estado com 20 vagas cada.

O Governo de Santa Catarina lançou em agosto o Plano Estadual de Combate à Violência Contra Mulheres com ações de prevenção, educação e responsabilização de agressores previstas para os próximos dez anos. A Assistência Social terá papel central no acolhimento e proteção das vítimas, com a capacitação contínua dos profissionais da rede socioassistencial, a ampliação e o fortalecimento dos serviços de acolhimento e a integração das informações da área ao painel unificado de monitoramento do plano.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Divulgação/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito