
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) divulgou nesta terça-feira, 2 de dezembro, o resultado final da habilitação dos municípios ao cofinanciamento estadual da Assistência Social de 2026. Todos os 295 municípios catarinenses foram habilitados e poderão receber recursos do Governo de Santa Catarina.
A gerente de Financiamento da Assistência Social da SAS, Alessandra Camargo, comenta que com este resultado, todos estão aptos a receber recursos para apoio as ações da Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Incentivo à gestão. “Isso significa que todos terão apoio do Estado para ações em Cras, Creas e outros equipamentos socioassistenciais, ou seja, todos os atendimentos vinculados a Política de Assistência Social”, disse.
Alessandra revela que neste ano apenas um município apresentou pendência, mas conseguiu regularizar a situação após atendimentos e orientações realizadas pela Diretoria de Assistência Social com a Política de Assistência Social.
O cofinanciamento de 2026 será pago em três parcelas: uma em março, uma em junho e a última em setembro, já a divulgação do valor depende da deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social , que ocorrerá em 2026, e da pactuação na Plenária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Em 2025 foram repassados aos municípios R$ 65 milhões para ajudar a custear equipamentos e serviços.
Mais informações para imprensa:
Jornalista: Helena Marquardt. Foto: Helena Marquardt/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

