WhatsApp_Image_2025-09-23_at_11.28.56.jpeg

Os 25 anos de atuação do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência foram tema de uma sessão solene que ocorreu nesta segunda-feira, 22 de setembro, no Plenário Osni Régis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.
Durante a solenidade, vários representantes do Conede/SC receberam uma placa de homenagem e entre eles o atual presidente, Paulo Sérgio Suldóvski. Em seu discurso ele falou sobre a importância do conselho no fortalecimento das políticas públicas para a pessoa com deficiência em Santa Catarina.

“Durante esses 25 anos de trajetória, tivemos cinco conferências nacionais e cinco estaduais. Temos mais de 110 conselhos municipais e meu sonho é que esse número chegue a 295, para que o Conede/SC seja ainda mais forte. É um conselho em que se reúnem representantes da sociedade civil e do governo, mas também assessoramos projetos de lei e ações de políticas públicas para pessoa com deficiência. O conselho vai atuar cada vez mais para que as pessoas com deficiência em Santa Catarina tenham uma sociedade melhor, mais acessível e com políticas públicas inclusivas de verdade”, disse.

No ano comemorativo dos seus 25 anos o Conede/SC preparou um ciclo de atividades em que percorreu várias regiões de Santa Catarina para fortalecer as políticas públicas para a pessoa com deficiência em Santa Catarina. As próximas ações estão previstas para a região Oeste, dia 13 de novembro, em Pinhalzinho e dia 27 de novembro, em Lages, na região serrana.
De acordo com dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) de 2022, em Santa Catarina o número de pessoas com deficiência chega a 447 mil, ou seja, 6% da população.

O conselho

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência é vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família. É um órgão de composição paritária com representantes do governo e da sociedade civil com a finalidade de promover as políticas públicas que assegurem assistência, prevenção e atendimento especializado às pessoas com deficiência.

“Nesses 25 anos o Conselho Estadual atua na inclusão de pessoas com deficiência por espaços com mais acessibilidade, por legislações pertinentes e pela garantia dos direitos das pessoas com deficiências no estado de Santa Catarina. O Conede/SC realiza um trabalho importantíssimo, um legado de exemplo para as pessoas com deficiência de Santa Catarina”, explica a diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos. Foto: Edna Klein/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito