WhatsApp Image 2025 10 09 at 16.01.41

A quinta-feira, 9, foi marcada pela formatura de mais de 40 conselheiros tutelares  e conselheiros de direito no curso “Formação sobre Libras e o Mundo da Surdez” ofertado pelo Intituto Otovida, de São José, e financiado com recursos Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O evento foi realizado no Auditório da Granfpolis, em Florianópolis.

“Capacitar os conselheiros tutelares é fundamental, pois esses profissionais integram a Rede de Proteção. Por meio das libras eles podem se comunicar com as crianças e adolescentes surdos e romper o silêncio, garantindo os direitos de cada um sem nenhuma distinção. “Fico muito feliz em estar participando de mais essa entrega, mais um projeto realizado com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência”, comenta a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont.

Durante o evento, foi realizada a entrega oficial dos certificados de conclusão. O curso foi realizado na modalidade Educação a Distância (EAD) e teve duração de 10 meses, com carga horária de 16 horas. Ao todo 43 pessoas de várias regiões do estado realizaram a capacitação, ministrada por uma equipe multidisciplinar do Instituto, composta por fonoaudióloga, pedagoga, psicóloga, assistente social e professora bilíngue (português/Libras).

O presidente do Instituto Otovida, Péricles Tosin, a iniciativa teve como objetivo fortalecer a atuação desses profissionais na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência auditiva. Durante o curso, os participantes tiveram contato com conteúdos que promovem a reflexão sobre inclusão, empatia, acolhimento e acessibilidade, além da prática de sinais básicos em Libras.
WhatsApp Image 2025 10 09 at 16.01.54

O evento também foi marcado pela palestra “Os desafios e potencialidades da atuação do Conselho Tutelar no atendimento das pessoas com deficiência”, ministrada por Gilberto Rateke Jr., referência nacional na atuação do Sistema de Garantia de Direitos. O encontro tem como objetivo fortalecer e valorizar o trabalho dos Conselhos Tutelares e Municipais, promovendo reflexão, troca de experiências e ampliação do conhecimento sobre a inclusão de pessoas com deficiência.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FacebookTwitterYoutube
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SST | Acesso restrito