
Em alusão ao Mês da Consciência Negra e aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos e da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, está promovendo uma ação integrada nos municípios utilizando o Ônibus Lilás, unidade móvel dedicada ao enfrentamento à violência de gênero. Na terça-feira, 18, ela foi em Tijucas e nesta quarta-feira, 19, em São João Batista
A iniciativa teve como foco ampliar o diálogo com a comunidade sobre a prevenção e o combate às diversas formas de violência que atingem as mulheres, especialmente aquelas que enfrentam discriminações como o racismo. Durante a atividade, equipes técnicas ofereceram orientações, rodas de conversa e atendimento especializado, destacando como gênero e raça se entrelaçam na realidade das mulheres negras.
Segundo gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes, Regina Suenes, a presença do Ônibus Lilás no território reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à proteção e ao empoderamento feminino, além de evidenciar a importância da luta contra o racismo estrutural. A proposta é aproximar serviços, promover informação e fortalecer o acesso a direitos. “Essa é uma ação integrada entre as duas gerências que trabalham temas extremamente importantes e que se uniram para intensificar o combate a violência contra as mulheres e também o racismo”, comenta.
A ação integra a programação especial desenvolvida ao longo do mês, que visa conscientizar a população e incentivar a denúncia de situações de violência, reafirmando o compromisso do Estado e dos municípios com a promoção da igualdade racial e de gênero.
A programação em Tijucas contou ainda com orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), sobre o Cadastro Único, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tijucas, testes rápidos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, atendimentos da Procuradoria da Mulher, entre outras atividades.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

