
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina, Adeliana Dal Pont, participa, a partir desta quarta-feira (26), do Encontro Nacional do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), realizado na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), no Espírito Santo. O evento segue até a próxima sexta-feira (28) e reúne gestores de todo o país para discutir os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que completa 20 anos de consolidação.
Com o tema “O protagonismo dos Estados e as diversidades regionais nos 20 anos de consolidação do Suas”, o encontro busca fortalecer a integração entre os entes federados e construir estratégias conjuntas para ampliar e qualificar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.
Ao longo dos três dias, a programação inclui mesas de debate, painéis técnicos, palestras acadêmicas e intercâmbio de experiências entre os Estados. Entre os assuntos em destaque estão o pacto federativo e os caminhos para o fortalecimento do Suas, questões orçamentárias, vigilância socioassistencial, além da memória, identidade e protagonismo dos Estados na construção da política pública.
Ao longo do evento, a secretária participa de debates estratégicos e da construção coletiva da Carta de Vitória, documento final que reunirá as principais deliberações e encaminhamentos dos Estados para o fortalecimento do Suas nos próximos anos. “ Nossa presença em eventos nacionais como este, reforça o compromisso de Santa Catarina com o aprimoramento da Política de Assistência Social”, disse Adeliana.

O encontro conta também com a participação do secretário Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, André Quintão, além de pesquisadores, especialistas e secretários estaduais de todo o país.
A anfitriã do evento, Cyntia Grillo, secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo e presidente do Fonseas, destacou a importância do momento para alinhar estratégias nacionais em defesa da população mais vulnerável. “É DE grande valor e importância os temas que vamos discutir e propor em prol da família, infância, adolescência, pessoa idosa, das crianças e adolescentes vulneráveis, da inclusão produtiva e da integração das pessoas com deficiência à vida comunitária”, afirmou.
A programação segue até sexta-feira, quando será apresentada a Carta de Vitória, documento que sintetiza as propostas construídas de forma conjunta pelos Estados.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt. Foto: Helena Marquardt.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

