
Uma reunião realizada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família nesta semana definiu o início das capacitações de 2026 do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (Sipia CT) para conselheiros tutelares de Santa Catarina.
Durante o encontro, foram alinhados os detalhes do cronograma e da metodologia das formações, que têm como objetivo qualificar o uso do sistema, fundamental para o registro, acompanhamento e análise das informações relacionadas às violações de direitos de crianças e adolescentes.
Participaram da reunião a secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, a diretora de Direitos Humanos, Sabrina Mores, a gerente de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens, Graziela Besen Petry Mariote e a coordenadora estadual o Sipia CT, Joice Gomes,
Segundo a coordenadora estadual o Sipia CT, Joice Gomes, as capacitações terão início no mês de março e começarão pela região Oeste do estado. “A proposta é avançar gradualmente para as demais regiões, garantindo que todos os mais de 1.500 conselheiros tutelares recebam o treinamento necessário para a correta utilização do sistema”.
Ela explica ainda que além do Sipia CT os conselheiros serão capacitados de forma simultânea sobre o Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e ainda sobre atribuições do conselheiro tutelar. “No ano passado capacitamos quase mil conselheiros de todas as regiões e neste ano vamos priorizar aqueles que não conseguiram participar e os demais pois essa atualização precisa ser recorrente”, completa Joice.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0906 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

