
Neste domingo (15), a profissão de serviço social completa 80 anos de existência no Brasil e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) reforça o compromisso com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Santa Catarina e destaca a estrutura disponível aos catarinenses em vulnerabilidade social que necessitam de proteção básica e especial.
Os profissionais de assistência social contribuem para redução da pobreza e a garantia dos direitos sociais. "O serviço social é uma profissão cujas práticas buscam conduzir à sociedade a outro patamar civilizatório, mas com maior equidade na distribuição dos bens socialmente produzidos e justiça social. Todas as intervenções feitas, principalmente na área pública, devem levar em consideração o projeto ético, político e pedagógico da profissão, expresso principalmente em nosso código de ética", afirma Diretora de Assistência Social da SST, Camila Maglahães Nelsis.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação é responsável pela gestão do Suas, assessoria aos municípios e cofinanciamento dos serviços, programas e benefícios previstos pela política de assistência social. A SST tem a tarefa de se aproximar dos trabalhadores, gestores do Suas para fortalecimento dos serviços ofertados nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outros.