Inscrições para o curso de Educação à Distância (EAD) Capacitação para Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) iniciam nesta segunda-feira (13). Interessados terão até o dia 31 do mesmo mês para garantir a participação acessando o link http://ead.sst.sc.gov.br/moodle/ Para acessar o conteúdo do curso e confirmar a inscrição, cada inscrito deverá utilizar a senha 2019, que também será enviada por e-mail.
O curso realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), por meio da Coordenação Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), tem início no dia 11 de junho, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado no dia 12. O curso encerra no dia 10 de julho.
Conforme informações da Coordenadora Estadual das Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Magaly Vitorino, o objetivo do curso é colaborar no esclarecimento de dúvidas acerca da implementação e execução do programa nos municípios. “Desta forma acreditamos contribuir com sugestões de ações estratégicas e apresentar ações que deram certo no combate ao trabalho infantil em outros municípios”, relata Magaly.
A socióloga Naiara Conservani, explica que o conteúdo programático abordará definição jurídica de trabalho infantil, apresentação do Programa PETI, critérios para utilização dos recursos, estruturação e desenvolvimento do PETI nos municípios, dados sobre o trabalho infantil e boas práticas.
Integram o público alvo do curso, técnicos das equipes municipais da assistência social, preferencialmente técnicos do PETI, dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Serviços de Convivência, Cadastradores do Bolsa Família e conselheiros tutelares. O curso é destinado exclusivamente aos municípios que aderiram ao Cofinanciamento do PETI.
Mais informações à imprensa:
Kênia Pacheco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST
(48) 3664-0753 / (48) 99984-1799
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Site: www.sst.sc.gov.br
Sete artesãos, um grupo informal e uma associação para divulgação e comercialização de produtos artesanais de Santa Catarina estarão presentes no 12° Salão do Artesanato de Brasília, que ocorre entre os dias 08 e 12 de maio, na Capital Federal. Com entrada franca, a feira será realizada no espaço de eventos no térreo do pátio Brasil Shopping, das 10h às 22h.
A Coordenadoria Estadual do Artesanato de Santa Catarina organizou a participação dos selecionados em edital para a estarem no evento que tem este ano o tema “Raízes Brasileiras”, onde apresentarão o potencial do artesão catarinense. Esta seleção é promovida pela Diretoria do Trabalho, Emprego e Renda (DITE), por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
Ao todo, serão apresentados trabalhos de 1.000 artesãos. João Alexandre Cunha da Silva é um deles. Ele faz objetos em vidro, e considera a oportunidade uma vitrine que se abre, um espaço muito importante que valoriza o trabalho autoral. “Nos auxilia na distribuição e divulgação dos produtos. É um importante ponto de comercialização para aqueles que gostam de um bom trabalho artesanal. Nos incentiva para manter as técnicas diante do mercado competitivo e massificado pelas indústrias que enfrentamos”, disse ele. João relata ainda que tem expectativa de boas vendas, novos relacionamentos com clientes que podem voltar nos próximos anos e também a possibilidade de novos clientes, como lojistas.
Com a mesma empolgação está a artesã Cristiane de Assis Pereira, que após sua participação no ano passado, retorna ao evento com a melhor perspectiva. “Não consigo esconder o entusiasmo. É um lugar para fazer bons negócios, intercâmbio cultural, mostrar para todo o Brasil o nosso trabalho e a riqueza do artesanato cultural da nossa região”, conta ela.
Ela que produz artesanato em escamas de peixe, considera o Salão do Artesanato de Brasília um dos pontos altos do ano pela dimensão que o evento tem, pelas grandes oportunidades de negócios que a feira proporciona. “Temos a oportunidade de fazer contato com uma grande pluralidade de artesãos de alto nível de todo o país principalmente por representar com muito orgulho o artesanato com forte identidade cultural catarinense”, celebra.
Estarão representados os Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
Os selecionados são: Ana Paula Mura Nastari Mattos; Carmen Hreczuck; Cristiane de Assis Pereira; Denusa Demarchi; João Alexandre Cunha da Silva; Maria Elisa Baasch e Orildes Astrogildo de Souza. Pela associação participam da feira a artesã Ana Claudia Bigi, Diego German, Jorge dos Santos Reis e Sergio Omar Castillo Torres. Integram o grupo Elisabete Kowalczuck,Jeane dos Santos Mota, Luciano Leal Brum, Victor Alejandro D'Elia Pascal.
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Interessados em participar do II Seminário Estadual Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, que será realizado nos dias 15 e 16 de maio, no salão nobre da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, na cidade de Chapecó, precisam se apressar.
As inscrições estão abertas até o dia 09 de maio, no site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), pelo endereço www.sst.sc.gov.br, no link http://encurtador.com.br/uxJU8
A ação executada pela Gerência de Gestão do Trabalho (GETSU) e Núcleo de Educação Permanente do SUAS (NUEP/SUAS/SC) vai ofertar 300 vagas, distribuídas aos municípios que fazem parte das regiões Grande Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.
Conforme informações da Diretora da DIAS, Sandra Coimbra, podem participar gestores e trabalhadores do SUAS, preferencialmente efetivos e Conselheiros da Política de Assistência Social (municipal e estadual). “A proposta é ampliar conhecimentos sobre a importância da gestão do trabalho e da educação permanente do SUAS, com abordagens de temas que são relevantes para o aprimoramento profissional, qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais além da implementação da Política de Assistência Social”, explica a gestora.
Sandra relata que as temáticas favorecerão a discussão de pontos essenciais à valorização do trabalhador e do trabalho que exercem no SUAS, a educação permanente, a implantação e a implementação dos Núcleos de Educação Permanente do SUAS. “Esta capacitação faz parte do Plano Estadual de Educação Permanente do SUAS/SC-PEEP/SUAS/SC, planejado pela Gerência de Gestão do Trabalho em parceria com o Núcleo Estadual de Educação Permanente - NUEP SUAS SC. São demandas trazidas pelos municípios e atendem a Resolução Nº 04 de 13 de março de 2013- Política Nacional de Educação Permanente do SUAS- PNEP/SUAS”, resumiu ela.
Para os trabalhadores das demais regiões catarinenses, serão divulgados em datas posteriormente anunciadas, os demais Seminários da Gestão do Trabalho.
Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Gestão do Trabalho do SUAS – GETSU pelo telefone (48) 36640759 – com Jadna, Lúcia ou Regina, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) conta com mais de mil vagas de emprego em aberto distibuídas nos 22 pontos de execução direta do órgão em Santa Catarina.
Algumas das oportunidades disponíveis são: cozinheiro geral, pedreiro, jardineiro, servente de obras, técnico de edificações, ladavor de fachadas, vigia, auxiliar de costura, fiscal de caixa, mecânico, costureira, manicure, auxiliar de limpeza entre outras.
Entre as vagas oferecidas, 64 são classificadas como PcD, destinadas a pessoas com algum tipo de deficiência.
São as vagas disponóveis por região: Araranguá (65) – PcD (2); Balneário de Camboriú (47); Biguaçu (1); Blumenau (152); Caçador (3); Chapecó (242) - PcD (7); Concórdia (242), - PcD (12); Criciúma (28) – PcD (2); Curitibanos (2); Florianópolis (78) – PcD (4); Itajaí (16) – PcD (2); Ituporanga (2); Joaçaba (40) – PcD (1); Joinville (137) – PcD (14); Lages (8); Laguna (4); Mafra (24) – PcD (5); Rio do Sul (32); São José (3); São Miguel do Oeste (390) – PcD (4); Taió (2); Timbó (36) e Tubarão (180) – PcD (2).
Para ter acesso às vagas de emprego é necessário ir pessoalmente até a unidade do Sine mais próxima, portando RG e carteira de trabalho.
Entre os serviços oferecidos para a população no Sine estão as vagas de emprego e o encaminhamento para o seguro-desemprego. O serviço é do governo federal com a contrapartida do governo do Estado. Em Santa Catarina o Sine é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
Fonte da Imagem: Pixabay.
Com o objetivo de incentivar e valorizar as produções dos artesãos catarinenses, a Diretoria do Trabalho e Emprego (DITE), vinculada a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), tem sido parceira de municípios para que estes profissionais conquistem novos espaços no mercado de trabalho. O próximo município a receber o serviço será Balneário Piçarras, no dia 03, a partir das 14 horas.
Rancho Queimado foi um dos que já recebeu a equipe de profissionais que faz a avaliação e a confecção da Carteira Nacional do Artesão. Mais de 50 pessoas foram atendidas, conforme informações da Diretora de Estado do Trabalho e Emprego, Luciane Negreiros.
Ela relata que o Encontro da Economia Solidária conta com palestras sobre marketing, economia e a importância da carteira do artesão. “No local, cada participante também contribui com a exposição, levando seus produtos para conhecimento do público que prestigia o evento. São muitas peças das mais diferentes formas que mostram a qualidade dos produtos feitos pelos artesãos catarinenses”, disse Luciane.
Por meio da carteira do artesanato, o profissional cadastrado tem direito a uma série de vantagens como: possibilidade de participação em oficinas, cursos e feiras de artesanato nacionais e internacionais, acesso a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito, nota fiscal avulsa de emissão eletrônica (e-NFA) e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários. “A carteira é uma identificação nacional para os trabalhadores do setor. É um documento gratuito, sem anuidade, sem taxas de adesão que muda a vida das pessoas”, relata.
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