Com o objetivo de incentivar e valorizar as produções dos artesãos catarinenses, a Diretoria do Trabalho e Emprego (DITE), vinculada a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), tem sido parceira de municípios para que estes profissionais conquistem novos espaços no mercado de trabalho. O próximo município a receber o serviço será Balneário Piçarras, no dia 03, a partir das 14 horas.
Rancho Queimado foi um dos que já recebeu a equipe de profissionais que faz a avaliação e a confecção da Carteira Nacional do Artesão. Mais de 50 pessoas foram atendidas, conforme informações da Diretora de Estado do Trabalho e Emprego, Luciane Negreiros.
Ela relata que o Encontro da Economia Solidária conta com palestras sobre marketing, economia e a importância da carteira do artesão. “No local, cada participante também contribui com a exposição, levando seus produtos para conhecimento do público que prestigia o evento. São muitas peças das mais diferentes formas que mostram a qualidade dos produtos feitos pelos artesãos catarinenses”, disse Luciane.
Por meio da carteira do artesanato, o profissional cadastrado tem direito a uma série de vantagens como: possibilidade de participação em oficinas, cursos e feiras de artesanato nacionais e internacionais, acesso a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito, nota fiscal avulsa de emissão eletrônica (e-NFA) e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários. “A carteira é uma identificação nacional para os trabalhadores do setor. É um documento gratuito, sem anuidade, sem taxas de adesão que muda a vida das pessoas”, relata.
Mais informações à imprensa:
Kênia Pacheco
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SST
(48) 3664-0753 / (48) 99984-1799
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.sst.sc.gov.br